Bragança quer crianças a “Sorrir Branquinho”

Pasta e escova de dentes distribuídos por mais de 850 crianças de 19 jardins-de-infância

Centenas de crianças de Bragança vão receber no próximo ano letivo um 'kit' para a escovagem dos dentes no âmbito de um projeto do município e do centro de saúde locais que querem os mais novos a “Sorrir Branquinho”.


O projeto está em curso há três anos nos jardins-de-infância do concelho com o propósito de promover a saúde oral, incutir nas crianças hábitos saudáveis e prevenir as cáries dentárias, de acordo com os promotores.

 

No próximo ano letivo, além da sensibilização e promoção da lavagem dos dentes nos próprios estabelecimentos, serão distribuídos 'kits' com pasta e escova pelo projeto “Sorrir Branquinho” que este ano abrangeu mais de 850 crianças de 19 jardins-de-infância de Bragança, segundo dados avançados pelo presidente da Câmara, Hernâni Dias.

 

No ano letivo que agora termina, a estatística contraria o objetivo dos promotores com um aumento de 1,7% da incidência de cáries entre a população abrangida, que o autarca local justificou com o aumento do número de crianças abrangidas.

 

“O ano passado houve uma ligeira redução e este ano um ligeiro aumento. Não se traduz em maus resultados, mas no aumento do número de alunos que estiveram envolvidos no projeto”, explicou.

 

O projeto que envolve também a sensibilização de pais e encarregados de educação consiste em promover a lavagem dos dentes nos próprios jardins-de-infância, mas também educar para uma alimentação amiga da saúde oral com a redução de alimentos com açúcar.

 

A enfermeira coordenadora do centro de saúde de Bragança, Anabela Martins, salientou a importância deste projeto “porque os hábitos adquiridos nesta idade vão-se manter ao longo da vida”.

 

“O que pretendemos é que elas (crianças) criem hábitos e rotinas que lhe permitam ao longo da vida não terem problemas de saúde oral”, especificou.

 

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários