No âmbito da iniciativa “Enxoval do Bebé”, que premeia a natalidade, as famílias recebem ainda 50 euros mensais até a criança ter três anos para ajudar nas despesas com o infantário e na compra de alimentos para o seu desenvolvimento, disse hoje à Lusa o presidente do município, Fernando Queiroga.

“Só podemos atribuir estes apoios graças à boa saúde financeira em que a autarquia se encontra. No entanto, enquanto eu for presidente da câmara municipal, os apoios aos meus munícipes estarão sempre em primeiro lugar”, afirmou.

O autarca realçou a “enorme” importância deste apoio para as famílias porque as dificuldades atuais “são muitas”.

E acrescentou: “o apoio local é fundamental, mas são necessárias mais medidas a nível nacional”.

Antes da implementação do "Enxoval do Bebé", em 2009, tinham nascido neste concelho de Trás-os-Montes apenas oito crianças, lembrou.

Esta medida visa contribuir para a diminuição da desertificação do concelho e para a fixação da população e melhoria das condições de vida.

Para receber o apoio, as mães têm que ser residentes e recenseadas no concelho de Boticas há mais de um ano.

As candidaturas devem ser apresentadas no serviço de atendimento do município até 60 dias úteis contados da data de nascimento da criança.

Em Portugal, são cada vez mais as autarquias e juntas de freguesia que atribuem apoios financeiros à natalidade, criando incentivos para o aumento da população, cada vez mais envelhecida.