Associação Pais-em-Rede lança coleção de histórias infantis

Autismo, paralisia cerebral e trissomia 21 integram as narrativas.

A Pais-em-Rede desafiou Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares a escreverem histórias infantis sobre crianças afetadas por doenças que tanto as tornam «especiais» como prodigiosas e marcantes para a sua comunidade escolar e familiar.

 

Baseados em meninos reais, estes livros pretendem explicar às crianças o que é a trissomia 21, o autismo e a paralisia cerebral, de uma forma compreensível e enquadrada no dia-a-dia escolar.

 

Alice Vieira escreveu a história do João, um menino com autismo. Com ilustração de Paulo Guerreiro, a autora descreve a vida de João, sempre no seu mundo, num «Mundo Mágico» aos olhos de todos os outros meninos que não o percebiam.

 

Luísa Beltrão retrata a vida da Vera, uma menina com trissomia 21. Acompanhada com ilustrações de Tânia Bailão Lopes, a narrativa conta o primeiro dia de aulas da Vera e a primeira impressão que causa junto dos colegas de turma. Afinal Vera passa a ser uma menina «importante» aos olhos de todos, apenas por ter uma «Tri-qualquer-coisa-21».

 

Finalmente, Luísa Ducla Soares apresenta o Tiago, um menino com paralisia cerebral. Ana Ferreira ilustra o Tiago numa cadeira de rodas, mas acima de tudo mostra-o como um menino que vê, ouve e compreende.

 

O lançamento destes três livros inicia a coleção Meninos Especiais, com lançamento marcado para o próximo dia 19 de setembro, na livraria Ler Devagar, em Lisboa, que pretendem estimular uma nova visão da deficiência, junto dos pares e da escola.

 

Paralelamente, as receitas geradas pelos livros contribuirão para o autofinanciamento da Associação, que não exige quotas aos associados nem depende de fundos do Estado, seguindo uma política proactiva de captação de fundos.

 

Segundo a direção da Associação Pais-em-Rede, o objetivo desta coleção é demonstrar que, com ou sem determinadas patologias ou deficiências, todas as crianças possuem uma generosidade inata, que está apenas à espera de ser descoberta e vivida, com benefício para todas elas.

 

Os livros podem ser adquiridos na livraria Ler Devagar, na Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa, (no dia 19 de Setembro) ou através do e-mail: encomendasmeninosespeciais@gmail.com

 

Coleção Meninos Especiais:

Olá, eu sou o João. Um mundo só meu.

Texto de Alice Vieira

Ilustração de Paulo Guerreiro

 

Olá, eu sou o Tiago. Um detetive em cadeira de rodas.

Texto de Luísa Ducla Soares

Ilustrações de Ana Ferreira

 

Olá, eu sou a Vera. Uma amiga na escola.

Texto de Luísa Beltrão

Ilustrações de Tânia Bailão Lopes

artigo do parceiro:

Comentários