Foram fiscalizados quatro operadores económicos tendo sido instaurados três processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações a presença de indivíduos a fumar em locais proibidos, o incumprimento dos requisitos de higiene, a falta de licenciamento e a venda de bebidas alcoólicas a menores.

Foram identificados três menores de idade que se encontravam a consumir bebidas alcoólicas, bem como o indivíduo que procedeu à venda das mesmas, e ainda um menor de 10 anos de idade que se encontrava acompanhada pelo pai, num estabelecimento onde era proibida a sua presença, face à atividade aí desenvolvida.

"No decurso da ação foi ainda instaurado um processo-crime por usurpação de direitos de autor, tendo sido constituídos três arguidos e apreendido algum material informático", explica a ASAE em comunicado.

"Face ao âmbito da operação e atendendo à tipologia e características dos estabelecimentos fiscalizados bem como ao elevado número de clientes que se encontravam no seu interior, a mesmo foi realizada conjuntamente com a participação de diversas entidades, designadamente ASAE, AT, ACT, SEF, GNR e PSP", indica ainda a referida autoridade.

Desde o início do ano foram identificados pela ASAE 10 menores que se encontravam a consumir bebidas alcoólicas, com idades entre os 14 e os 17 anos.