Arte chegou à escolas com Museu Coleção Berardo

Mais de 1200 crianças portuguesas foram sensibilizadas para o mundo das artes com recurso às novas tecnologias

A primeira edição do DESPERTArt, um projeto pioneiro do Museu Coleção Berardo em parceria com a Nintendo, levou a arte e a tecnologia a mais de 1200 crianças de 37 escolas, de norte a sul de Portugal.

 

Ao todo, foram realizadas 55 atividades que promoveram de forma gratuita a reflexão artística através do New Art Academy, um software disponível para a Nintendo 3DS que ensina a desenhar e pintar.

 

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Museu Coleção Berardo e três das muitas obras pertencentes à sua coleção: Femme dans un Fauteuil, de Pablo Picasso, Tête de Jeune Fille à la Frange, de Amadeo Modigliani e Judy Garland, de Andy Warhol.

 

Para os professores o DESPERTArt revelou-se um projeto bastante interessante no sentido em que a reprodução de obras de arte no contexto de sala de aula, a realização de atividades plásticas e a introdução de novas tecnologias na aprendizagem escolar são fatores cada vez mais relevantes e pertinentes. Muitos docentes defenderam ainda a pertinência desta atividade em diversas áreas, tais como a formação cívica.

 

Concluída a primeira passagem pelas escolas portuguesas, a atividade tem agora como palco o próprio Museu Coleção Berardo nos domingos 3 e 17 de março, sob o tema “Desenho Ilimitado”. Neste workshop, pais e filhos farão um desenho em conjunto, com a ajuda do New Art Academy, que poderá ser recordado mais tarde.

 

Já a pensar nas férias da Páscoa dos mais novos, o Museu Coleção Berardo preparou um conjunto de atividades para as crianças entre os sete e os 12 anos, sob o mote “Novidade Inventada”. De 25 a 28 de março, os pequenos artistas vão construir diferentes peças, cada uma com a sua história, sempre com base nas obras que estão patentes no museu.

 

O New Art Academy é um software localizado em português que inclui aulas tanto para principiantes como para "artistas" mais avançados, oferecendo guias passo a passo, fáceis de seguir, para uma variedade de técnicas de desenho e pintura. Para quem quiser fazer uns rabiscos ou praticar uma técnica que tenha acabado de aprender, como criar um retrato deslumbrante, o modo Pintura Livre disponibiliza uma tela em branco para utilizar como quiser, assim como uma vasta gama de materiais a experimentar que incluem tintas, lápis de cor e pastéis.

Comentários