APCOI antecipa Dia Mundial da Saúde e lança 3ª corrida para prevenir obesidade infantil

Na semana que antecede a celebração do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anuncia a data da 3ª edição da «Corrida da Criança – Por um futuro mais saudável».

A iniciativa está marcada para 19 de Maio de 2013, data em que se assinala o Dia Europeu da Obesidade, uma epidemia global que afeta mais 400 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a realidade infantil a mais preocupante: 155 milhões de crianças sofrem com excesso de peso e obesidade infantil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A corrida volta a realizar-se nos Jardins do Casino Estoril, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

 

A prevenção da obesidade

Depois do sucesso das duas edições anteriores da «Corrida da Criança», que conseguiram mobilizar mais de 5 mil participantes, a APCOI volta a apostar na promoção da saúde infantil, de forma a sensibilizar as famílias para a importância da atividade física na prevenção da obesidade e das complicações associadas a esta doença crónica.

 

Mário Silva, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), afirma que «a obesidade é a segunda causa de morte no mundo passível de prevenção e está associada ao desenvolvimento de diversas doenças graves entre as quais diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Uma criança obesa está em risco de vir a sofrer sérios problemas de saúde, sobretudo durante a adolescência e na vida adulta, mas há outras consequências sociais e psicológicas que se manifestam logo desde a infância como o bullying escolar ou a baixa autoestima. É uma responsabilidade de todos os adultos atuar na raiz deste problema, prevenindo a obesidade infantil. Por isso, este ano, preparámos a corrida mais saudável e divertida de sempre porque a nossa meta para esta iniciativa é conseguir sensibilizar cada vez mais famílias para a importância da atividade física na promoção da saúde infantil».

 

Corrida com carácter solidário

Todos participantes da «3ª Corrida da Criança» estarão a mobilizar-se por um futuro mais saudável para as crianças portuguesas, contribuindo através da sua inscrição com um donativo mínimo que reverte a favor do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que nos últimos dois anos letivos envolveu no total 63.348 alunos de 1332 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo. Os dados reportados pelas crianças participantes na 1ª edição permitiram concluir que, em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta, ao longo de 6 semanas consecutivas. No final, verificou-se um aumento efetivo de 26% no consumo diário de fruta, em relação ao consumo reportado antes desta intervenção.

 

Novo percurso e mais diversão

Todas as crianças inscritas vão receber t-shirt, dorsal, diploma, entre outras ofertas e poderão aceder à «Zona de Diversões» de entrada exclusiva para os participantes da corrida, onde vão estar instalados vários insufláveis, mascotes ao vivo, pinturas faciais e outras surpresas.

O novo percurso terá 2km e, este ano, além das habituais equipas «duplas» constituídas por uma criança e um adulto, poderão correr ou caminhar equipas «familiares» que permitem inscrever mais participantes no mesmo grupo, quer sejam crianças, adultos ou jovens.

A «Corrida da Criança» continua a ser a única corrida no país onde a criança e o adulto correm juntos, unidos entre si por um laço de equipa que simboliza a união familiar e a solidariedade necessárias para alcançar as verdadeiras metas da vida, onde se inclui por exemplo conseguir atingir um peso mais saudável.

Na corrida participam inúmeras mascotes infantis e alguns dos heróis favoritos das crianças seja da televisão, do cinema ou dos livros, para incentivá-las a praticar mais exercício físico. Sponge Bob, Dartacão, Gombby, Rik & Rok, e Sapo são alguns dos nomes já confirmados.

 

Outras atividades paralelas

Antes, durante e depois da prova, na área do recinto junto à meta da «3ª Corrida da Criança» decorrem, entre as 10h e as 14h, outras atividades dirigidas às famílias que visam estimular a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, entre as quais a «1ª Feira da Saúde e Bem-Estar da Criança» e o «6º Encontro Nacional de Jogos Tradicionais», de entrada livre, não sujeitas a inscrição prévia.

 

As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.corridadacrianca.com, através do telefone 210 961 868 ou presencialmente, de segunda a sexta, entre as 10h e as 14h, no Centro de Prevenção da Obesidade Infantil, situado no 1º piso do Centro Comercial Jumbo de Cascais, junto à estação de comboios.

Os kits de participação poderão ser levantados nos dias 17 e 18 de Maio de 2013 entre as 10h e as 20h no mesmo local.

 

Até ao dia da «Corrida da Criança», estão ainda previstas várias ações organizadas pela APCOI para sensibilizar as famílias para a necessidade de combater esta epidemia que afeta cada vez mais crianças em todo o mundo.

 

No próximo sábado, 6 de Abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, realiza-se já a primeira: um «Rastreio Nutricional Gratuito», entre as 10h e as 13h, no Centro de Prevenção da Obesidade Infantil, em Cascais.

 

Excesso de peso e obesidade em Portugal

Atualmente, 80% dos jovens portugueses são insuficientemente ativos, de acordo com o Observatório Nacional da Atividade Física e do Desporto. É também de salientar que Portugal ocupa um dos primeiros lugares no ranking europeu da obesidade infantil, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, «uma em cada três crianças em idade escolar tem excesso de peso ou obesidade». De acordo com os resultados do estudo de 2010 do Sistema de Vigilância Nutricional Infantil do Gabinete Regional da OMS para a Europa, em Portugal, 30% das crianças entre os 6 e os 8 anos têm excesso de peso e 14% são obesas.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários