“O LITERACIA 3D é um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: Leitura, Matemática e Ciência”, refere a Porto Editora, em comunicado.

A primeira fase de provas arranca hoje e prolonga-se até ao dia 25 de novembro, sendo que, de acordo com a editora, o número de alunos que participa nesta segunda edição representa um aumento de 50% em relação à edição anterior, estando representadas 750 escolas de todo o país.

No ano letivo 2016/2017, os alunos do 5.º ano vão testar os seus conhecimentos em leitura, enquanto os do 6.º mostram o que valem a matemática e os do 7.º colocam à prova as suas competências em ciência.

Esta primeira fase de provas decorre na sede de cada agrupamento de escolas e os melhores alunos em cada uma das áreas de literacia passam para a fase distrital, marcada para entre os dias 06 a 10 de março de 2017.

Na grande final, agendada para o dia 26 de maio, vão estar os melhores alunos de cada distrito que competem para obter o título de campeão nacional.

Esta iniciativa “é única em Portugal”, segundo a Porto Editora, e conta com o apoio do Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, a Confederação Nacional das Associações de Pais, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Observatório dos Recursos Educativos, o Conselho de Escolas, o Centro Nacional de Cultura, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e o Grace.

Conta também com o apoio de “personalidades de reconhecido mérito académico e científico”, como o ex-reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, o professor catedrático Carlos Reis, o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo ou o professor universitário Júlio Pedrosa.