A ação solidária, promovida pela associação de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai decorrer, na quarta-feira, a partir das 14h00.

Os cachecóis serão colocados nos postes de eletricidade da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, nas árvores do Campo da Agonia, nos bancos do jardim da marina e da marginal.

"A ideia será deixar os cachecóis esquecidos ou aqueles menos utilizados por nós, e dá-los a quem realmente precisa. Desta forma estamos a dar algo nosso, que até nem usamos, e dar-lhe uma nova utilidade, ou seja, proporcionar que qualquer sem-abrigo o possa utilizar nesta época mais fria", explicou a associação de estudantes, citada numa nota hoje enviada à imprensa.

Aquela associação justificou a ação "não só pela época natalícia que se vive, mas também pelo facto das condições climatéricas no Alto Minho serem adversas".

No documento, o IPVC explicou que a ideia que deu o mote à ação solidária "surgiu nos EUA e tem por objetivo ajudar a aquecer quem vive nas ruas ou os mais desfavorecidos".

"Trata-se de um pequeno gesto, simples, praticamente sem custos adicionais e que pode mudar a vida de quem o recebe", sustentou o IPVC, adiantando que "o desafio é que cada estudante doe um cachecol que já não use e que, numa ação conjunta, os coloquem em várias zonas da cidade de Viana do Castelo".

Todos os cachecóis "terão uma mensagem de Natal, escrita pelos alunos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, dedicada aos sem-abrigo".

Também na quarta-feira, às 16:00, na Escola Superior de Educação, os estudantes do IPVC vão promover uma festa de Natal para os 16 bebés e crianças em risco entregues ao Berço, instituição de solidariedade social fundada em 1992

"O objetivo é proporcionar a estas crianças uma tarde de alegria e de sorrisos e por momentos esquecerem tudo de mau que já viveram. Este é o espírito da nossa academia, este é o espírito desta época natalícia", explicou a associação de estudantes.