Teresa Sousa, responsável por este projeto intergeracional do Centro de Acolhimento João Paulo II (CAJP II), adstrito à Igreja de São José, em Coimbra, disse hoje à agência Lusa que, neste momento, seis idosos, incluindo um casal, “aguardam pela companhia e alegria" dos mais jovens.

“Nunca temos um ponto de equilíbrio” entre oferta e procura deste tipo de alojamento para estudantes do ensino superior de Coimbra, adiantou, revelando que o projeto envolve atualmente nove jovens e oito pessoas idosas, uma das quais acolhe duas irmãs.

Dos atuais nove estudantes alojados ao abrigo da iniciativa, com o lema “Duas gerações juntas por uma boa causa” e apoiada pela Associação Académica de Coimbra, seis são do sexo masculino.

“É um projeto que faz toda a diferença. A relação entre eles (hóspede e anfitrião) é muito bonita, com mais qualidade de vida e com custos reduzidos para os estudantes”, disse Teresa Sousa, realçando que uns e outros “não se sentem sozinhos” e acabam geralmente por consolidarem “uma relação familiar” como entre avós e netos.

“Precisamos, com urgência, de candidaturas de estudantes que tenham motivação e interesse para estar lado a lado com pessoas idosas”, em Coimbra, apela o CAJP II em comunicado.

Nos últimos três anos, tem havido “uma maior procura por parte dos estudantes e de pessoas idosas”, apesar de os dados estatísticos “não serem expressivos”, refere a instituição, ao admitir estar “ainda longe de chegar junto de todos os que poderão vir a beneficiar deste projeto intergeracional que espoleta sorrisos, aquece corações, cria laços de amizade, minimiza a solidão e permite o crescimento pessoal”.

O Lado a Lado visa “proporcionar uma habitação gratuita a estudantes carenciados” do ensino superior da cidade (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico e ensino privado), num ano letivo, “em troca de acompanhamento e auxílio” das pessoas que os acolhem, sob a supervisão do Centro João Paulo II.

Os candidatos são avaliados pela equipa técnica responsável pelo projeto, sendo a admissão baseada no perfil socioeconómico e psicológico de cada participante e na análise da sua capacidade de resposta aos objetivos propostos.