Alguns sumos para crianças têm mais açúcar que refrigerantes

Os sumos de fruta processados para crianças e rotulados como “saudáveis” podem conter níveis de açúcar que ultrapassam, por exemplo, os de uma Coca-Cola.
créditos: Spencer Platt/Getty Images/AFP

Não é difícil encontrar nas prateleiras dos supermercados embalagens coloridas, muitas com desenhos animados nos rótulos, que asseguram serem ideiais para crianças.

Porém, uma análise cuidada a mais de duas centenas de sumos e bebidas de fruta vendidas no Reino Unido, feita pelo grupo britânico Action on Sugar, revelou que mais de um quarto das bebidas continha tanto ou mais açúcar que um copo de Coca-Cola.

Segundo o estudo, há sumos com seis colheres de chá de açucar por copo de 200ml, ou seja, a ingestão máxima recomendada para adultos pela Organização Mundial de Saúde.

A investigação ainda detetou bebidas com adição de açúcares e xarope de glucose ou frutose.

“É um escândalo completo que estas bebidas sejam comercializadas para crianças e pais como se fossem saudáveis. Isto tem de parar”, disse o professor Graham MacGregor, presidente do grupo de saúde, acrescentando que os sumos de fruta não fazem parte de uma “dieta saudável e equilibrada”.

“Comam a fruta, não bebam o sumo. Os sumos devem ser uma guloseima ocasional, não uma bebida para todos os dias”, disse ainda Katharine Jenner, diretora de campanha da Action on Sugar.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários