Ajuda de palmo e meio

Os adultos nem sempre conseguem fazer tudo sozinhos.

Até mesmo crianças muito pequenas percebem que os adultos nem sempre fazem as melhores escolhas.

 

No que diz respeito à ajuda, crianças de três anos de idade podem ignorar o pedido específico de um adulto por um objeto inútil e arranjarem forma de encontrar algo mais útil, de acordo com um estudo recente publicado na revista Developmental Psychology, da Associação Americana de Psicologia.


Os mais pequenos também tentam avisar os adultos de que estes estão a fazer algo contraproducente, tal como recorrer a uma caixa de lápis de cor vazia para fazer um desenho ou vestir uma camisola húmida quando afirmam estar com frio, de acordo com o artigo.


«Na nossa investigação, a maioria das crianças com três anos eram capazes de reconhecer que os adultos não estavam a tomar as melhores decisões e decidiam ser úteis de outra forma», disse Kristina R. Olson, co-autora do estudo. «Mais, descobrimos que crianças muito novas estavam motivadas para intervir quando os outros agem de forma errada, mesmo quando não eram incentivadas para fazê-lo».


Este trabalho parece ilustrar que mesmo nos primeiros anos de vida, as crianças possuem uma compreensão sofisticada do conceito de ajuda.

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários