No início deste ano, a China deixou ter a política de um filho por casal. Uma boa notícia que, afinal, se transformou num problema. Neste país, 15% dos casais são afetados pela infertilidade e agora o desejo de ter mais um filho parece não ser tarefa fácil.

Jiang Hui, diretor de andrologia do hospital universitário de Pequim, que inaugurou uma nova unidade de esperma em agosto, revelou à revista Time que não há ainda dadores suficientes e que existem apenas 23 bancos de esperma legais a nível nacional,  enquanto outros 20 se encontram em construção, todos em hospitais públicos. "Os casais que vêm ter connosco, têm de esperar pelo menos um ano", acrescenta.

Todos os dias, cerca de 20 dadores chegam ao Hospital Universitário de Pequim, mas apenas 19% são candidatos viáveis. Os dadores devem ter uma educação superior, com idades entre os 20 e os 45 anos e livres de Hepatite B, uma infeção do fígado comum na China. Problemas de visão, assim como doenças genéticas e sexualmente transmissíveis, são também motivo de desqualificação. A altura é outro fator importante. Os dadores devem ter pelo menos 1.65 centímentos.  Aos casais não lhes são reveladas as habilitações literárias dos dadores, mas sim características físicas assim como altura, formato da cara e tipo de sangue.

Na China é ilegal vender esperma ou óvulos. A regulação dos bancos de esperma neste país é feita com a entrega de subsídios aos dadores. Por exemplo, no Hospital Universitário de Pequim, cada dador recebe cerca de 800 euros. O ano passado, bancos de esperma em Shangai e Hubei optaram antes por oferecer um iPhone 6.

A força laboral na China está a decair, devido aos muitos anos da política de um filho. Prevê-se quem em 2030, este país comece a ver a sua população encolher.

Apesar de agora os casais serem livres de terem mais do que um filho, a classe média que vive nos grandes centros urbanos mostra-se pouco interessada em criar mais do que uma criança.

A fertilidade dos casais chineses tem sido afetada sobretudo pelos níveis elevados de poluição, assim como um estilo de vida sedentário.