A música e o cérebro em debate no Simpósio “Music, Poetry and the Brain”

A música estimula o desenvolvimento intelectual, pessoal e social dos jovens.

O bicentenário do nascimento do compositor Richard Wagner dá o mote a «Music, Poetry and the Brain», um simpósio dedicado à música e ao cérebro, que vai trazer a Portugal alguns dos maiores especialistas mundiais em neurologia, neuropsicologia e música, entre os quais se destaca o neurocientista António Damásio.

 

Agendado para 25 de maio de 2013 (das 9h30 às 18h30) na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, este evento reunirá 12 conferências e estará aberto ao público em geral.

 

Nas últimas décadas, houve muitos avanços científicos na compreensão da base cerebral da música e a sua relação com os mecanismos da linguagem e emoções. A música, através das ferramentas modernas da neurociência, tem demonstrado ser um poderoso caminho para entender a mente e o comportamento humanos.

 

O bicentenário de Wagner é o pretexto para reunir e sumarizar os mais recentes desenvolvimentos na investigação destas temáticas.

 

Este simpósio, organizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e pelo Goethe-Institut, de programação coordenada por Armando Sena (Lisboa) e Robert Zatorre (Montreal), não está vocacionado apenas para especialistas em música ou neurociência.

 

As intervenções dos oradores convidados serão adaptadas ao público em geral.

 

Mais informações em www.musicpoetrybrain.com

artigo do parceiro:

Comentários