“Após tornar-me mulher e ter os meus quatro filhos, deveria ter construído coisas maiores, mas passei por diversas situações que me fizeram sentir inferior, como é o caso da violência doméstica e ser perseguida por um homem com transtornos mentais. Por isso os meus objetivos e o meu futuro permaneceram limitados”, é assim que Cara Brookins fala sobre um dos períodos mais difíceis da sua vida, que resultou em dois divórcios e muitas dívidas.

Decidida a dar um lar aos seus filhos e reconstruir a sua família, a progenitora teve uma epifania ao passar por uma propriedade destruída por um tornado em Little Rock, a capital do Arkansas.

“Era uma casa de sonho e estava abandonada. Não é todos os dias que temos a oportunidade de ver o interior de uma casa, mas ao olhar para os pedaços de madeira e pregos, pareceu-me bastante simples. Pensei ‘Eu conseguia reerguer esta parede se tentasse. Talvez devesse começar do zero’”, contou em entrevista à CBS News sobre o momento em que decidiu que ia construir a sua futura casa e dos seus filhos.

Sem qualquer tipo de conhecimento na área da construção civil, a família acabou por encontrar no Youtube o aliado perfeito para aquele que se tornou no projeto das suas vidas.“Estávamos em 2008 por isso o YouTube não era aquilo que é hoje. Não existiam vídeos ou canais dedicados a este tipo de coisas. Mas existiam diversas formas de colocar uma janela ou fazer a base de uma casa. Portanto, costumávamos ver três ou quatro vídeos para cada etapa da construção e depois pensávamos ‘Qual destas opções é que vai funcionar melhor para nós?’”, referiu.

Segundo Cara, a ajuda das crianças mais velhas - com idades entre os 11 e os 17 anos – foram fundamentais nos nove meses de muito trabalho que se seguiram. “Eu estava a trabalhar o dia todo e eles estavam na escola, e por vezes ficávamos a trabalhar noite dentro. Foi muito intenso. Ninguém ia ao cinema. Não havia namoros, saídas. Toda a ajuda era necessária.”

Graças a este esforço, a família Brookings foi capaz de construir uma casa com 325 metros quadrados que inclui cinco quartos, uma garagem e uma oficina. Nove anos depois, Cara Brookins está prestes a lançar o seu primeiro livro Rise, How a House Built a Family onde espera que a sua história de vida possa inspirar outras mulheres vítimas de violência doméstica a quebrar o ciclo.