8º Parlamento dos Pequenos Deputados

Esta 5ª feira, 2 de Junho no Teatro Municipal de Almada, das 9H30 às 12h

Que opiniões têm as crianças de Almada sobre o Concelho e o Mundo em que vivem? Que ideias têm para o melhorar? No dia 2 de Junho, das 9h30 às 12h, no Teatro Municipal de Almada, terá lugar a 8ª edição do Parlamento dos Pequenos Deputados, onde crianças de vários estabelecimentos de ensino darão a conhecer as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta.
Esta iniciativa insere-se no projecto Agenda 21 da Criança de Almada e junta na plateia os principais membros da governação local, entre eles a Presidente da Câmara de Almada, o Presidente da Assembleia Municipal, vereadores, directores municipais, directores de departamento, deputados, entre outros.O Parlamento dos Pequenos Deputados é o culminar do trabalho ao nível da educação ambiental, juntos de vários estabelecimentos de ensino do concelho de Almada. Durante este período, os herdeiros do Planeta aprendem a observar o local onde vivem e a conhecer a realidade de Almada e do mundo, levantando questões de dimensão ecológica e social (tais como a pobreza, a exclusão social, o bem estar humano, etc.) e a propor soluções.
Este Parlamento insere-se no projecto Agenda 21 da Criança, cujos principais objectivos são: promover a participação das crianças na estratégia local de desenvolvimento sustentável; conhecer a sua visão para o Concelho e para o Mundo; compreender as suas opiniões e identificar as situações ambientais e sociais que menos gostam e que mais as preocupam.
Pretende-se ainda estabelecer, de modo perceptível para as crianças, a relação entre as opções de sustentabilidade local e a salvaguarda do Planeta, envolvendo-as no processo de decisão participativo e contribuindo para a valorização da escola junto da comunidade local.O projecto Agenda 21 da Criança de Almada enquadra a participação das crianças de duas formas:
1 - “A Mensagem” – Forma de participação individual, em que cada criança do município tem a possibilidade de enviar uma mensagem à Presidente da Câmara, com as suas ideias e opiniões relativamente a Almada.
2 - “Em Acção” – Forma de participação colectiva, em que algumas escolas do Concelho trabalham temas específicos (“Cuidar do Planeta”, “Em Movimento”, “Sociedade”, “Cidade Arrumada” e “Hábitos de Consumo”), do global para o local, porque para melhorarmos o Planeta, temos que começar por agir no sítio em que vivemos.
31 de Maio de 2011

Comentários