Muitos casais optam por fazer uma última viagem antes do bebé nascer, muitos porque acham que brevemente não terão essa oportunidade, seja por questões monetárias ou porque não se vão conseguir separar da criança.

Se este for o seu caso, saiba que é necessário um planeamento extra, há cuidados que deve ter, horários que deve respeitar e rotinas a manter.

Veja as nossas dicas para planear a sua viagem em segurança:

- Local. A escolha do destino é o primeiro passo para organizar a sua viagem. Escolha um país/cidade que não seja de risco e se houver algum problema tem um médico/hospital disponível.

- Quando. A melhor, e a mais segura, altura para viajar é no segundo trimestre. Não deixe para o último trimestre porque o cansaço será maior e não vai usufruir da viagem da melhor forma. Já para não falar do risco de um parto prematuro. No primeiro trimestre, o risco de aborto espontâneo é maior. De qualquer forma, deve sempre aconselhar-se com o seu médio e seguir todas as indicações.

- Prevenção. Se para viajar para o país de destino é obrigatório ou aconselhável tomar alguma vacina ou medicação preventiva, confirme com o seu médico se realmente pode tomar e se não há problema. Veja também com ele quais os medicamentos de prevenção que deve levar, caso tenha algum problema no estrangeiro, bem como vitaminas pré-natais.

- Avião. Se for viajar de avião confirme com a companhia aérea qual é a política em relação a passageiras grávidas. Grande parte, exige uma declaração médica a partir do 7º mês de gravidez, porque no caso de um parto prematuro ou outra complicação médica, o avião é obrigado a aterrar de urgência.

- Seguro. Em qualquer viagem é importante ter um seguro, sobretudo neste caso. Pode solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, no caso de viajar para a Europa, mas informe-se sobre outros seguros para o caso de necessitar de assistência no estrangeiro.

- Acessibilidades. Ao escolher o alojamento onde vai ficar hospedada, certifique-se das acessibilidades do mesmo. Veja se não tem lances de escadas e se tem o conforto necessário para os dias que estará fora do seu lar.

- Documentos necessários. Além do passaporte ou cartão de identificação, deverá levar consigo o  Boletim de Grávida, onde tem reunida toda a informação médica.

- Bagagem. Leve apenas o necessário e indispensável para a sua viajem. Evite andar carregada com roupas e acessórios que depois nem vai utilizar .

- Viagem. No dia da ida e regresso, escolha peças de roupa confortáveis, meias ou collants de descanso, bem como uma faixa de apoio para a barriga. Seja de carro ou de avião é importante que beba bastantes líquidos e faça paragens ou levante-se para andar um pouco.

- Alimentação. Siga as recomendações médicas no que diz respeito ao que deve, pode e ao que não é aconselhável comer. Normalmente a gastronomia dos outros país difere da nossa, por isso, todos os cuidados são necessários para evitar intoxicações alimentares.

- Planeamento. Faça um planeamento organizado da sua viagem. Organize os dias e pontos turísticos obrigatórios com lógica, ou seja, não conjugue num só dia programas onde terá que andar muito e estar muitas horas de pé. Agende um dia com atividades mais relaxadas e outras que vão exigir um maior esforço físico.

- Evite filas. O planeamento também é importante no caso de programas que exijam compra de entradas ou bilhetes. Veja se pode adquiri-los com antecedência na internet, por exemplo, ou veja se há prioridade para grávidas.