Usufrua do direito a uma gravidez informada

A preparação para o parto é uma medida de proteção dos direitos dos casais grávidos. Saiba como ter acesso a informação útil e segura com profissionais de saúde qualificados para o efeito.

Os cursos de preparação para o nascimento têm a vantagem de ajudar os futuros pais a tomar uma decisão consciente e informada sobre temas relacionados com a gravidez, o parto, a amamentação, os cuidados ao bebé ou a sexualidade do casal.

As medidas de proteção dos direitos dos futuros pais contemplam a preparação para o parto. Eis algumas considerações a ter em conta:
- Alguns Hospitais e Centros de Saúde prestam, a nível nacional e de forma gratuita, informação útil para ajudar os casais grávidos. Peça informação junto das instituições da sua área de residência.
- Há também instituições públicas que, mesmo não proporcionando um programa de formação muito completo, desenvolvem ações pontuais que podem ser úteis, sobre a amamentação, a higiene do bebé, a vacinação, entre outras.
- No setor privado existem centros especializados na preparação para o parto. Na sua escolha, visite as instalações e certifique-se da formação dos técnicos responsáveis.
- A trabalhadora grávida tem direito à dispensa do trabalho para consultas pré-natais e para a preparação para o parto, pelo tempo e número de vezes necessários.
- As sessões de preparação para o parto são equiparadas, para todos os efeitos, a consultas pré-natais.
- O pai tem direito a três dispensas do trabalho para acompanhar a mãe nas consultas pré-natais.

Para mais informação consulte: CITE

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários