Stresse moderado pode ser benéfico para o feto

Uma investigação internacional assegura que uma dose acrescida de adrenalina não prejudica o bebé. Mas as gestações menos tranquilas tendem também a gerar crianças mais irritáveis

O stresse elevado durante a gravidez é prejudicial para o bebé mas uma dose moderada de stresse contribui para o seu desenvolvimento cerebral. Os investigadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos da América, avaliaram 112 grávidas e concluiram que as mulheres que afirmaram sofrer de mais stresse durante a gravidez tinham bebés que se mexiam mais na barriga.

Após o nascimento, de acordo com a investigação, essas crianças tiveram pontuações mais altas em testes de maturidade cerebral. Mas eram também mais irritáveis. Os fetos mais ativos também tinham melhor controlo dos movimentos corporais após o nascimento. O cortisol, hormona do stresse, está relacionado com a maturação do cérebro, o que pode ajudar a explicar este resultado.

Apesar de um estado de stresse moderado durante a gravidez não ser prejudicial, são de evitar situações que o potenciem e agravem desnecessariamente. Para tal, siga os conselhos que se seguem:

- Procure descansar. Faça regularmente pausas, deitada na cama ou no sofá. Em casa, reduza as atividades domésticas ao mínimo. À noite, procure deitar-se cedo, uma vez que o bebé precisa de dormir.

- Esclareça todas as suas dúvidas. Se a informação que recolheu dos livros, da internet e/ou das conversas com familiares e amigos nem sempre coincide, informe-se junto do seu médico. As dúvidas e o medo de falhar tendem a gerar ansiedades que podem ser prejudiciais.

- Alimente-se convenientemente. Uma alimentação rica em ómega 3 e outros ácidos gordos essenciais favorecem o bem-estar do organismo, tal como ingredientes com triptófano, um aminoácido que aumenta os níveis de melatonina e de seratonina. Frutos secos como as nozes e algumas sementes são uma boa fonte desta substância.

- Faça exercício. A prática de uma atividade física moderada ajuda a descomprimir e a melhorar o estado de humor. A natação é uma das modalidades mais recomendadas.

artigo do parceiro:

Comentários