Sabe o que é a mastite?

A mastite é uma inflamação da glândula mamária muito comum nas primeiras semanas após o parto. Saiba mais sobre esta doença e descubra como combatê-la da forma mais rápida e segura.

Inchaço, vermelhidão e dor são alguns dos sintomas da mastite que se instalam no peito, quase sempre nas primeiras semanas após o parto. Esta inflamação da glândula mamária pode ser infeciosa devido ao entupimento dos ductos mamários (os canais onde passa o leite). Estes sintomas tendem a aparecer em apenas uma das mamas. Ao inchaço e à dor junta-se a febre e um mal-estar geral que tornam o ato de amamentar muito doloroso. Um desconforto que, aliado ao receio de passar a infecção para o bebé, faz com que muitas mulheres desistam de amamentar. No entanto, não existem motivos para tal pois não existe qualquer risco de infetar o bebé e, no máximo, o leite fica com um sabor diferente.

Mastite infeciosa
Na mastite infeciosa, as bactérias que existem na pele da mulher ou na boca do bebé, penetram na glândula mamária através de uma lesão na pele da mama ou através da abertura dos ductos mamários, no mamilo. Uma vez nos tecidos internos da mama, as bactérias multiplicam-se, causando muita dor e obstruindo a passagem do leite.

Mastite por entupimento do canal do leite
A inflamação pode dever-se a uma consequência de leite acumulado nos ductos, por isso o melhor é conseguir retirar o excesso de leite acumulado.

Comentários