Quando devo ir para a maternidade

Saiba como identificar o início do trabalho de parto e qual o momento certo para ir para a maternidade. Esclareça as dúvidas com a equipa de saúde.

Numa situação de gravidez normal e de termo, a partir das 37 semanas, a mulher deve ir para o hospital quando as contrações forem intensas e regulares, de cinco em cinco minutos, durante pelo menos uma ou duas horas. A contração é considerada de forte intensidade quando durante a mesma tiver de parar de fazer qualquer atividade, incluindo falar.

Contrações uterinas

No início do trabalho de parto, as contrações uterinas são irregulares e com sensação dolorosa tipo “moinha” ou cólica menstrual que perduram durante várias horas e que vão regularizando a sua frequência, com a evolução do trabalho de parto.

Nesta fase, as contrações do útero são eficazes para o encurtamento do colo uterino, ou seja, para o seu “apagamento” (termo técnico). Estas têm início no fundo do útero e empurram a cabeça do feto no sentido descendente, lenta e gradualmente, o que também vai contribuir para o apagamento e dilatação.

Rutura de bolsa de águas

É também um sinal de parto normal a rutura de bolsa de águas com saída de líquido amniótico de cor transparente. Neste caso, deve ir para o hospital, mas poderá fazê-lo de forma mais tranquilo e depois de devidamente alimentada.

Em caso de dúvida, peça informação junto da sua equipa de saúde.

Texto: Sofia Rodrigues, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia

Com edição de: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez.

artigo do parceiro:

Comentários