Os 7 pecados da gravidez

Exagerou no almoço com a desculpa de que precisa comer por dois? Anda com preguiça de fazer exercício? Está de mau humor e descarregou tudo no seu companheiro? Calma, a gravidez não é motivo para sair dos eixos!

Gula, ira, soberba, preguiça, vaidade, avareza e luxúria. Com certeza que já ouviu falar sobre os sete pecados capitais. Criados pela Igreja Católica no final do século VI, já foram tema de livros, filmes e novelas. Pode perguntar: «Mas o que isso tem que ver com a gravidez?». Tudo! É possível ver cada um dos pecados no meio a todas as transformações que a mulher e a sua família vivem durante os nove meses. Quer ver? O Sapo Crescer descreve como cada pecado ocorre na vida de uma grávida e ainda dá algumas dicas para evitar cair nas tentações.

 

Preguiça

Tudo bem, sabemos que a gravidez dá sono e moleza, principalmente no primeiro trimestre. Mas isto não é desculpa para ficar parada! Além do mais, a prática de exercício físico, quando feita com a devida orientação, traz muitos benefícios, como a prevenção e redução de dores nas costas, mãos e pés e de stress cardiovascular. Ainda desenvolve o fortalecimento da musculatura pélvica, reduz o risco de parto prematuro e de cesariana, dá maior flexibilidade e tolerância à dor e eleva a autoestima. «É recomendável que a grávida esteja sempre em movimento.

 

Mas é fundamental que a atividade física seja sempre orientada e acompanhada por profissionais acostumados ao atendimento de grávidas», aconselha Gisela Monteiro, professora de Educação Física. Por isso, antes de sair a correr para o parque ou de se inscrever num ginásio, converse com o seu médico. Só ele pode atestar a sua saúde gestacional e indicar a atividade física mais adequada de acordo com o seu estilo de vida. Segundo Gisela Monteiro, atividades de alongamento, relaxamento e fortalecimento dos músculos posturais e do pavimento pélvico devem fazer parte da rotina da grávida.

 

«Nem só de hidroginástica vive a grávida. Esta atividade é ótima, mas não é a única que ela pode realizar.»

Comentários