O que é a infertilidade?

A infertilidade tende a ser considerada como um problema da mulher, mas na verdade apenas uma parte dos casos é devida a causas exclusivamente femininas

Embora não existam estatísticas específicas para Portugal, vários estudos referem que nos países ocidentais a infertilidade afeta um em cada sete casais em idade reprodutiva, o que corresponde a cerca de 14% da população.

 

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, um casal é considerado infértil quando não se conseguiu gravidez após um ano de relações sexuais desprotegidas e regulares. No entanto, na prática clínica nos casos em que a mulher tem mais de 35 anos, este período baixa para 6 meses. Se é esse o seu caso, está provavelmente na hora de consultar um especialista no tratamento da infertilidade.

 

O problema pode ser devido quer a fatores relacionados com o homem, quer com a mulher, quer a uma combinação de ambas as situações. A infertilidade tende a ser considerada como um problema da mulher, mas na verdade apenas uma parte dos casos é devida a causas exclusivamente femininas.

 

O problema também pode ser devido ao homem e as situações de “infertilidade inexplicada” são também responsáveis por uma parte significativa dos diagnósticos de infertilidade.

 

Nos ciclos de tratamentos de Procriação Medicamente Assistida realizados em Portugal entre 1998 e 2007 as causas de infertilidade distribuíam-se do seguinte modo:

 

Fatores de infertilidade

Comentários