O que é a consulta pós-parto?

Saiba qual a importância de a recém-mãe consultar o médico assistente após o parto.

Aproximadamente seis semanas depois do nascimento do bebé, dá-se a consulta de revisão com o médico assistente, aconselha a médica Marcela Forjaz.

 

A consulta serve para fazer o ponto da situação relativamente ao estado de saúde da mãe, à amamentação, ao retomar da atividade sexual e contraceção. Além disso, o médico poderá avaliar se a mulher está a descansar o suficiente e se psicologicamente se está a sentir bem ou se se sente cansada e vulnerável. É também a altura de a mãe se queixar dos desconfortos relacionados com a gravidez e o parto que possa sentir, como alguma dor, mal-estar ou ansiedade.

 

ALTERAÇÕES DA IMAGEM CORPORAL

Pelo menos nas primeiras semanas a seguir ao nascimento, é o bebé que manda. Nestes primeiros tempos de vida, os pais estão demasiado centrados nas rotinas e em tornar-se especialistas no seu próprio bebé. Sobretudo a mãe que amamenta, pois está numa constante aprendizagem e adaptação ao processo de alimentar o seu filho.

 

Depois desta fase, é natural que a recém-mãe sinta a necessidade de orientação. «Parece muito tempo, mas não é, pois o tempo voa naquelas primeiras semanas, em que se vão definindo as rotinas do bebé», diz Marcela Forjaz ao guia prático A Nossa Gravidez, acrescentando: «Esse é o momento para conversar com o obstetra, fazer uma revisão da alimentação, conversar sobre o exercício físico».

 

Cada pessoa tem o seu ritmo e, a seu tempo, haverá uma adaptação ao papel de mãe e de mulher, e o regresso à normalidade na sua vida.

 

 

Ana Margarida Marques

 

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER:

Cuidar a pele do bebé

O que é a cólica do lactente

Como estimular o seu bebé?

artigo do parceiro:

Comentários