É um orgulho para todas as grávidas verem a sua barriga crescer. Esta é sem dúvida uma das alterações mais evidentes no corpo das mulheres durante a gravidez, mas como é claro. não é a única. Durante os nove meses de gestação a mulher passa por uma série de alterações no corpo, principalmente devido ás hormonas. Se tem curiosidade para saber o que acontece então prepara-se porque vamos contar-lhe tudo.

1º Mês - Aqui não se notam grandes diferenças, até porque os sintomas do primeiro mês são muito parecidos com os da menstruação, mas com um nível de intensidade maior o que acontece devido ao facto de existir da produção de beta HCG. Os sintomas mais comuns durante estes mês são a ausência de menstruação, o desconforto na zona abdominal, peito dorido e sensível e constantes mudanças de humor.

2º Mês - Devido à produção de hormonas patente neste mês, a grávida tem a tendência a sentir-se mais cansada e com insónias, estas últimas por vezes duram até ao fim da gravidez. O peito tem tendência a ficar mais dorido, inchado e com o aparecimento das veias mais evidentes. A necessidade de ir à casa de banho é cada vez mais frequente devido ao aumento do útero que começa a fazer pressão na bexiga. É neste mês que começam os enjoos, as náuseas e os vómitos.

3º Mês - Destacam-se os sintomas de taquicardia, devido ao aumento do volume de sangue que circula no organismo para conseguir suportar as necessidades deste no útero e no feto. Existe uma probabilidade enorme de enxaqueca que se iniciam neste mês e podem vir a durar por outros. Convém medir a pressão arterial pois esta tem tendência a baixar por causa do aumento do volume de sangue, bem como, as alterações cardíacas.

4º Mês - Nota-se um escurecimento na pele, mais propriamente nas zonas do peito, no rosto e na região genital, tudo isto acontece devido ao aumento da produção de melanina devido à gravidez. Para prevenir estas manchas é necessário o uso de protetor solar diariamente. As náuseas e os vómitos começam a ser menos frequentes e o peito aumenta mas fica menos dorido. O que continua são as enxaquecas e a enorme vontade de ir à casa de banho. É ainda muito frequente que o desejo sexual aumente, até porque a grávida começa a ficar mais confortável com as suas novas formas.

5º Mês - A partir do quinto mês assiste-se a um aumento mais rápido dos pelos. Em alguns casos a pele torna-se mais oleosa assim como o cabelo. Iniciam-se as dores de costas, devido à alteração da postura da mulher, e também o aparecimento de desconfortos gastrointestinais, como a azia.

6º Mês - No sexto mês a gravidez torna-se mais tranquila, até porque a barriga fica mais evidente, mas pode-se dar o aparecimento de varizes. Se isso acontecer convém consultar um medico para poder usar uma meia elástica. Convém redobrar os cuidados com a pele para não ficar com estrias, assim como, usar cremes hidratantes para não ficar com a pele seca.

7º Mês - Aqui podemos observar o início de algumas complicações para a grávida, por isso é necessário recorrer ao médico para ele lhe fazer exames, assim como, se sentir demasiado inchada. No que diz respeito aos reflexos, estes tornam-se mais lentos por isso tente não conduzir a partir deste mês. Devido à barriga estar bem saliente é normal que comece a sentir falta de ar, principalmente quando se encontra de barriga para cima.

8º Mês - É um mês pautado pelas dores na região lombar, costas, pernas e também nos pés devido ao peso que carrega. Nesta fase o útero já se encontra bem mais volumoso, o que faz com que as veias das pernas comecem a ser pressionadas e a retenção de líquidos aumente. O inchaço começa a sobressair e a ansiedade para o dia do parto começa a ser mais frequente. É a partir deste mês que se assiste ao início das contrações de Braxton, mas ao contrário das outras estas não causam qualquer tipo de dor.

9º Mês - Este é o mês decisivo para a grávida, até porque é neste que o corpo se começa a prepara para entrar em trabalho de parto, assim como, começa a sentir a cabeça do bebé a pressionar a sua bexiga. O que faz com que sinta uma vontade enorme de estar sempre na casa de banho. A barriga desce um pouco e as contrações tornam-se mais evidentes, por isso é normal que a grávida se mantenha em repouso e avise o médico de todos os sintomas que possam acontecer.

Por fim é só esperar que o pequenino saia cá para fora e temos a certeza que é das melhores coisas do mundo, independentemente de todas as transformações pelas quais nós mulheres tenhamos que passar.