Guia da grávida

A maternidade irá mudar a sua vida. Esteja preparada, física e psicologicamente

Às vezes, sucede de um dia para o outro. Subitamente, percebe que começou a sentir um carinho especial por bebés.

Derrete-se por completo com as brincadeiras e os sorrisos dos filhos dos seus amigos. Ainda por cima, parece haver grávidas por todo o lado.

Pois é. Talvez o seu relógio biológico tenha disparado e seja, agora, a sua vez de se preparar para ser mãe. Saiba quais os cuidados que deve ter antes de engravidar e o que a espera nessa nova fase da sua vida. Desejar um bebé e planear a gravidez é a combinação perfeita para criar todas as condições para que o futuro lhe sorria, através dos olhos de um bebé feliz.

Calculamos que mal possa esperar por esse dia, mas aconselhamo-la a ter calma, pois há muitas coisas que pode e deve fazer antes de engravidar para que tudo corra bem. Preparar-se para ser mãe é meio caminho andado para aumentar a possibilidade de ter uma gravidez sem problemas e para proporcionar ao bebé um ótimo início de vida.

A primeira coisa a fazer, depois de tomada a decisão, é procurar a ajuda do seu médico que saberá aconselhá-la e orientá-la. É fundamental que se sinta à vontade com o profissional de saúde que a acompanha e que este tenha paciência para responder às dúvidas que possam surgir durante a gravidez. Se o seu médico lhe transmitir calma e boa disposição, melhor ainda. A gravidez é um processo natural e motivo de grande alegria.

Check-up inicial

De acordo com Francisco de Brito Palma, ginecologista e obstetra, «deve fazer-se um exame ginecológico prévio para ver se está tudo bem». Igualmente importantes são as análises ao sangue e à urina que devem ser feitas, se possível, antes da gravidez, para verificar o estado de saúde da futura mãe. O médico recomendará o despiste de doenças como a sífilis, HIV e hepatite, que constituem enormes riscos para o bebé.

Comentários