Gravidez na adolescência? Saiba o que fazer

Uma gravidez na adolescência pode ser um choque ou até mesmo um motivo de grande preocupação e é por isso, que deve ver as nossas dicas para saber lidar com o assunto.

Por vezes não é fácil contar ao pais que se está grávida e no caso de ser uma gravidez na adolescência ainda pior. É no entanto muito importante que os pais a apoiem nesta altura, pois este apoio vai ajudar sem dúvida a sua saúde mental e física. Lembre-se que o fato de ser mãe muito cedo, pode fazer com que seja alvo de criticas e julgamentos e por isso precisa de se sentir estável a nível emocional.

Saiba como lidar - Em primeiro lugar o importante é saber digerir a noticia e a prender a lidar com os sentimentos.

Conte primeiro às pessoas mais chegadas - O fundamental é partilhar a noticia com alguém que seja próximo de si e que não a julgue e por isso, antes de contar aos pais experimente falar com uma amiga mais chegada.

Fale com os seus pais - Pode parecer difícil, mas este é um passo importante e que deve ser feito. Mais que nunca esta é a altura ideal para sentir o apoio dos seus pais, tenha uma conversa sincera com eles e conte-lhes o que está a passar neste momento.

Leve um apoio - Se acha que a conversa vai ser muito difícil procure levar um apoio consigo, assim vai ser muito mais fácil e vai sentir-se segura quando tiver a dar a notícia aos seus pais.

Procure ajuda - Um psicólogo é essencial para atravessar esta fase da melhor maneira e por isso não tenha vergonha de procurar um. Além de que vai ser mais fácil manter-se estável emocionalmente.

artigo do parceiro:

Comentários