Estratégias para cuidar da forma durante a gravidez

Saiba o que deve fazer para manter a forma física e quais as opções mais adequadas ao seu estilo de vida. Siga as dicas e procure manter-se ativa na gravidez.

Praticar exercício traz benefícios para a saúde da mãe e o seu bem-estar. Por isso, a fisioterapeuta e instrutora de massagem infantil Maria João Alvito recomenda as grávidas a adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação adequada.

Seja qual for o seu estilo de vida, deverá adaptar certas rotinas durante a gravidez. Segundo a especialista Maria João Alvito, eis alguns cuidados a ter para cuidar da forma física em segurança:

  1. Se não faz exercício físico, deve iniciar uma atividade. Realize exercício físico duas vezes por semana. Antes de iniciar a atividade, peça o aconselhamento e a autorização do médico de família ou médico obstetra.
  2. Se já vai ao ginásio, peça para adaptar o seu plano de treino. No caso de já frequentar o ginásio, converse com o responsável de exercício físico para adequar os exercícios à gravidez.
  3. Não pare o seu “desporto”; procure a ajuda de um especialista. Se, por exemplo, praticar atletismo ou outra atividade física ao ar livre, não deve parar por estar grávida. Consulte um responsável creditado para modificar o treino e tire prazer e energia da sua prática regular.
  4. Se é adepta de piscina, desfrute do meio aquático. Se o meio aquático for sinónimo de bem-estar para si, poderá frequentar a piscina em regime livre ou inscrever-se numa atividade aquática adequada á sua condição (a hidroginástica é uma opção recomendada). Antes de iniciar a atividade na piscina, informe o seu médico. Poderá haver fatores de risco ao nível do sistema urinário que não deverá correr.
  5. Caminhar é uma boa opção. Aproveite para relaxar. Utilize o tempo livre para dar um passeio. Se o tempo o permitir, faça-o ao ar livre. Até os curtos trajetos regulares podem ajudar no aumento da sua mobilidade e de bem-estar.
  6. Siga criteriosamente as indicações do seu médico. Por vezes existem contraindicações do exercício durante a gravidez ou razões para a grávida parar o exercício. Informe-se diretamente com o seu médico que a aconselhará quando poderá iniciar ou retomar a atividade física.
Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários