Um dos assuntos mais controversos entre as mulheres envolve o uso ou não de tintas ou qualquer outro produto químico nos cabelos durante o período da gravidez. Será que vão fazer algum mal ao bebé que está dentro da barriga? Quais as consequências que o uso de produtos químicos pode trazer à gestação?

As tintas, principalmente as mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm muitas substâncias (entre as quais o amoníaco, o benzeno ou formol), que são absorvidas pelo couro cabeludo, região bastante vascularizada, que chegam até ao bebé e podem prejudicá-lo. No entanto, há bastantes divergências entre os especialistas (sejam eles médicos ou cabeleireiros) quanto ao uso de produtos químicos durante a gestação. Uns reprovam, outros minimizam o problema e dão soluções.

Há médicos que não recomendam qualquer tipo de produto que seja químico (tinta ou outros procedimentos como permanentes ou alisamentos), há outros médicos que indicam o uso de produtos naturais, como a henna ou tinta sem amoníaco ou ainda aplicar a tinta sem tocar na raiz dos cabelos, ou seja, madeixas ou  reflexos, que são aplicados com uma touca, protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos.

Falámos com uma cabeleireira para nos dar a sua opinião e experiência. Celeste Ferreira, explica que de facto as opiniões são controversas mas que a mais importante é não fazer qualquer tipo de procedimento químico até aos 3/4 meses de gravidez, pois é nesta altura que há mais possibilidades de gerar más formações. A partir daí já há muitas hipóteses no mercado de tintas que não contêm amoníaco e por isso não são perigosas para o bebé. No caso da permanente é o serviço que não aconselha em nenhuma das fases da gravidez pois tem componentes que são muito agressivas, tanto para a mãe como para o bebé.

Também nos explicou que o cabelo de uma grávida é sempre uma incógnita pois muitas das vezes os produtos nem agarram no cabelo, logo, pode ter ideias de o pintar e não conseguir esse efeito. Em relação à Henna Celeste disse-nos que não recomenda o uso, pois apesar de ser um produto natural, tem vários componentes que são agressivos e que podem causar reações alérgicas.

No entanto, aconselha sempre a falar com o médico que a segue pois cada grávida pode ter graus de intolerância diferentes.

Dicas

Antes de engravidar, informe-se com o médico sobre os produtos que usa quotidianamente para saber se vão poder ser usados durante a gravidez.

Tente seguir as orientações do seu médico e nem sempre oiça os conselhos das suas amigas. Lá porque correu bem com elas, pode não correr bem consigo.

Nove meses não são uma eternidade, passam rápido! Se não puder pintar de todo não dramatize e tente arranjar penteados que ajudem a disfarçar.