Dormir na gravidez

São muitas as grávidas com inúmeras questões relacionadas com este tema: ou ficam sem posição, ou têm insónias, ou as inúmeras idas à casa de banho não as deixam descansar. Mas as grávidas também podem dormir. Saiba como com estas dicas

Vira-se para o lado direito, depois para o esquerdo, quer virar-se de barriga para baixo mas não pode, vira-se de barriga mas depois lembra-se que esta posição também não é boa para o seu bebé, agora está com vontade de ir à casa de banho, depois sente azia, mil pontapés, a seguir dá-lhe a fome, e quando volta ainda não conseguiu adormecer, mesmo estando com sono, olha para o relógio e já está quase na hora de levantar! Já lhe aconteceu durante a gravidez, ou conhece alguém que já passou por isso? É normal… Mas pode e deve ser evitado! Durante a gravidez não é fácil ter uma noite de sono tranquila e quanto mais avançada for a gravidez, ainda mais difícil fica, mas é muito importante para uma mulher grávida dormir bem e cerca de 8 horas por noite.

Está em modo desespero e já não sabe mais o que fazer? Siga as nossas dicas e durma descansada, pelo menos enquanto o bebé não nascer...

Leia sobre: 5 medos comuns no parto

O sono no primeiro trimestre:

No primeiro trimestre normalmente acontece a grávida ficar com muito sono, mas como o corpo ainda não sofreu grandes modificações físicas, basta escolher a sua posição preferida na cama, fechar os olhos e sonhar... Mas há algumas coisas que pode fazer que a irão ajudar a dormir melhor:

- A ansiedade e o medo do que está por vir podem tirar-lhe o sono (apesar do mesmo ser abundante nessa época). Uma boa maneira de lidar com as emoções é informar-se sobre o assunto para ter mais segurança sobre a própria gestação. Converse com oseu médico, com amigas que já passaram por isso, leia livros e sites especializados. Mas, tudo isso durante o dia. À noite, relaxe, leia um bom livro ou veja um filme ou a sua série preferida.

- Invista em exercícios físicos leves. Eles libertam substâncias que a farão relaxar na hora de dormir. Converse com o seu obstetra para que ele oriente quais as melhores atividades para as diferentes fases da gestação.

Saiba mais: Regras para uma gravidez saudável

Comentários