Dicas para uma atitude positiva durante a gravidez

Saiba como encarar de forma afirmativa os desconfortos que ocorrem durante a gestação.

Adotar uma atitude positiva permite à grávida ter mais capacidade de resposta às transformações que ocorrem ao longo das semanas. De acordo com os especialistas há boas razões para viver a gravidez com uma perspetiva otimista:

Note que as alterações do corpo são naturais e transitórias. Elas são responsáveis pelo desenvolvimento das condições ideias para a evolução da gravidez e do desenvolvimento do bebé. Por exemplo, há um aumento da sensibilidade mamária e do volume do peito, porque este vai transformar-se para produzir o alimento materno.

Pense que o corpo muda para a ajudar no parto.  Entre outras mudanças, um conjunto de hormonas libertadas durante a gravidez permite que a bacia – mais propriamente as articulações sacroilíacas, sacrococcígeas e a sínfise púbica – se torne mais flexível e permita que o bebé atravesse a pélvis para descer pelo canal vaginal.

Adote estratégias simples e úteis, pois pode prevenir e aliviar os desconfortos. Por exemplo, se tem azia, durma com mais uma almofada para elevar o tronco; se tem enjoos matinais, coma uma bolacha ainda na cama, cinco minutos antes de se levantar; se tem dores na coluna, adote uma melhor postura.

Saiba que as queixas são melhor geridas com o apoio emocional adequado (do pai, da equipa de saúde, dos colegas de trabalhos, dos familiares e dos amigos). Uma parte dos desconfortos tem também a ver com os ajustes psíquicos às mudanças físicas e são também consequência desse desafio, assim como a maior ou menor tolerância aos desconfortos.

Para mais informação, peça os esclarecimentos necessários à equipa de saúde. Outra recomendação é procurar respostas na rede de suporte (cursos de preparação para o nascimento, grupos informais).

Texto de Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários