Dicas para melhor gerir o trabalho de parto

A mulher preparada para lidar com a dor suporta melhor o momento do parto. Conheça as principais dicas para gerir o trabalho de parto de forma mais segura e informada.

É importante que a mulher saiba como é o trabalho de parto e quais as opções para alívio da dor para melhor controlar a situação, explica Isabel Ramos de Almeida, fisioterapeuta especializada na área da saúde da mulher.

Conheça algumas dicas para melhor gerir o trabalho de parto:
- Informe-se sobre os métodos de alívio da dor no parto. Na gravidez realize um curso de preparação para o parto no seu hospital, centro de saúde ou centro especializado.
- No início do trabalho de parto, a dor das contrações é menor e menos frequente.
- À medida que o parto vai evoluindo, as contrações vão tornando-se mais fortes e dolorosas.
- O que se sente durante uma contração no trabalho de parto: É uma contração forte que surge de repente, dando a sensação de bloqueio da respiração. A dor aparece num crescente, atinge o seu pico e depois desaparece, aumentando a frequência respiratória.
- Saiba como agir: Descanse nos intervalos das contrações e encare as contrações como uma de cada vez; a que passou não se repete.
- Poderá solicitar à equipa de saúde o recurso à epidural, que é um método farmacológico de alívio da dor no trabalho de parto.

Texto de Ana Margarida Marques
Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários