Dia Nacional da Natalidade e Dia da Grávida: a importância do bem-estar da Mãe

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, assinala o Dia da Grávida, comemorado no dia 9 de setembro, e destaca a importância do bem-estar da mãe e da importância do exercício físico na gravidez

A gravidez é um processo que implica alterações tanto a nível físico e hormonal como a nível psicológico nas futuras mães. Nos últimos anos, estudos têm vindo a indicar que através do exercício físico é possível atenuar incómodos do pré e pós parto e melhorar a qualidade de vida das grávidas. A prática de atividade física durante a gravidez reduz o stress e a ansiedade e faz com que o corpo produza endorfinas - uma substância natural que dá uma sensação de bem-estar e felicidade.

A Bebé Vida relembra que o exercício não precisa ser restringido, mas sim adaptado, modificado e praticado de forma responsável. É importante avaliar qual a atividade que combina com cada momento da gravidez, as necessidades de cada grávida e os seus objetivos e capacidades. Desta forma, o primeiro passo será procurar o aconselhamento de um médico e de um especialista de exercício físico.

Entre os exercícios mais comuns, estão a prática de caminhadas, natação e aulas de grupo de baixo impacto. Um dos principais benefícios da atividade física na gravidez é a diminuição do inchaço nos tornozelos e a prevenção e alívio de dores, principalmente nas costas. Simultaneamente, ajuda a controlar o peso, aumenta a força e resistência muscular (importante no momento do parto), contribui para a prevenção da diabetes gestacional, no controlo do colesterol e tensão arterial e ainda na melhoria da obstipação.

“O Dia da Grávida é um dia muito especial para todas as mães e também para a Bebé Vida. É sempre bom relembrar a importância do bem-estar da mãe durante a gravidez”, comenta Sílvia Martins, Administradora da Bebé Vida.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários