Conheça o papel da doula

A doula tem a missão de prestar apoio essencialmente emocional com o intuito de promover o bem-estar e o conforto durante a gravidez e no parto. Saiba mais sobre as suas vantagens.

«Noutros tempos, quando chegava a altura de ter filhos, as mães tinham já acompanhado as gravidezes, os partos e o processo do aleitamento materno de outras mães» explica Luísa Condeço, fundadora da Associação Doulas de Portugal, continuando: «Hoje, a figura da doula vem recuperar essa cooperação entre as mulheres, sendo a doula, por tradição e por natureza, quase sempre uma mulher que já viveu a experiência da maternidade».

A doula tem a missão de prestar apoio essencialmente emocional com o intuito de promover o bem-estar e o conforto durante a gravidez e no parto. O apoio da doula prolonga-se durante os primeiros tempos de vida do bebé, altura em que a mãe precisará tanto ou mais da sua rede de suporte.

O que dizem os estudos

Segundo Luísa Condeço, as mulheres acompanhadas por uma doula relatam testemunhos mais gratificantes do nascimento dos seus filhos, apresentam níveis de ansiedade mais reduzidos e revelam uma maior atenção e recetividade para com o bebé.

Estudos científicos indicam que o acompanhamento da mulher por uma doula no parto possibilita uma baixa de procedimentos hospitalares como o uso de ocitocina, fórceps, ventosas, e cesarianas, pedidos de anestesia por parte da parturiente, duração do trabalho de parto, bem como o risco de complicações pós-parto como febre, infeções e hemorragia.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários