Compreender a Ovulação

Já todos caímos no lugar-comum de dizer que as mulheres são complexas, complicadas e o diabo a sete. Mas o que é certo, é que o corpo da mulher é sem sombra de dúvidas complexo.

Numa Era em que a informação está à distância de um clique, decidimos reunir e compactar o máximo de informação sobre a ovulação, para melhor perceber o que acontece no corpo da mulher, já que é um dos processos fundamentais para se dar início à tão desejada gravidez.

Segundo a American Pregnancy Association, a ovulação “ocorre quando um óvulo maduro é libertado do ovário e lançado pela trompa de falópio, encontrando-se assim disponível para ser fertilizado. A parede do útero fica mais espessa e coberta com uma mucosa protectora para se preparar para fertilizar o óvulo. Se não existir fecundação a mucosa da parede uterina irá ser expulsa. A expulsão do óvulo não fertilizado com a mucosa uterina é a fase da menstruação.”

Esta é uma das fases que o corpo atravessa que melhor deve compreender, pois é extremamente importante e determinante num processo de tentativa de engravidar. Na fase da ovulação a mulher tem mais de 90% de hipóteses de engravidar.

Mas afinal o que acontece durante a ovulação? Para melhor compreendermos este processo, temos de falar também sobre o ciclo menstrual. O vulgo período, tem início no primeiro dia da menstruação e é finalizado no último dia antes da próxima menstruação, quando se inicia outro ciclo. Normalmente este ciclo tem a duração de 28 dias, mas poderá depender de mulher para mulher. É importante saber qual a duração do ciclo para criarmos a fórmula que irá determinar qual o seu período fértil, e o melhor dia para conceber.

Comentários