O ideal é serem outras pessoas, que não a grávida, a organizar a festa. Amigas, irmãs, tias, primas ou madrinhas, porque a grávida já tem muita coisa com que se preocupar, afinal a festa também para em sua honra. De certeza que não vão faltar pessoas para ajudar e fazer desta festa um momento importante na companhia de amigos e família.
Em última hipótese pode sempre contratar uma empresa que trata de tudo.

A melhor altura para o baby shower é a partir do 3ª trimestre de gravidez, mas não deixe para o último mês para não haver surpresas. O ideal é planear com antecedência de pelo menos 1 mês, mas como há muitas coisas em que pensar deixamos-lhe aqui 10 dicas para um baby shower em grande:

1. Número de convidados: O número de pessoas que estará presente na festa é muito importante pois irá ajudar a definir todos os outros passos do planeamento. Faça uma lista e tente não se esquecer de ninguém: Avós, bis-avós, tia-avós, tias, primas, amigas, madrinhas, etc.

2. Localização: Quando souber o numero de pessoas a convidar pense no local. O ideal é ser em casa ou num local mais privado, mas pode sempre organizar num restaurante ou num espaço público. Se o tempo o permitir pode organizar um piquenique num jardim, por exemplo.

3. Convites: Pode seguir o clássico e enviar os convites por correio ou convidar as pessoas por telefone, mas hoje em dia a maioria das pessoas tem email ou facebook. Crie um convite em formato digital e envie por email, ou crie um evento no facebook. Claro que terá que fazer sempre que fazer uns telefonemas, no caso das avós e tia-avós que podem não ter computador.

4. Temática: Chega então o 4º passo que irá definir os restantes passos, a temática do baby shower. Pode organizar um chá, jantar ou Almoço. Sugestões e ideias é o que não falta, mas o tema poderá ser de acordo com o sexo e nome do bebé, no caso destes já estarem definidos. Azul, rosa, amarelo, branco, animais, zoo, cegonhas, balões, circo, desporto, ballet, náutico, fotografias do casal, etc.

5. Decoração: No que diz respeito a este passo tudo dependerá do budjet. Pode optar por uma decoração mais simples e homemade, ou pode ir a uma loja de festas e comprar muitas coisas. Com alguma antecedência até pode encomendar algumas coisas online para ser mais barato. O que não pode faltar são balões, é uma forma muito económica de decorar o espaço e dar uma vistaça.

6. Comidas e bebidas: Tudo dependerá da altura do dia e da refeição que escolher: Lanche, brunch, jantar, almoço ou chá das 17h. Algumas sugestões são: sanduíches, queijos, pão e tostas, fruta, biscoitos, salgados, chá, sumos, batidos, água, etc. Pode sempre encomendar um serviço de catering ou para poupar custos fazer uma lista do que é necessário e pedir a cada convidado para trazer alguma coisa.
7. Sobremesas e bolos: O que não pode faltar são as sobremesas, doces, cupcakes e claro, o bolo do bebé de acordo com a temática da festa. Se não tem jeito para a cozinha e para bolos o melhor é encomendar este último numa pastelaria ou a uma empresa/pessoa que faça design de bolos.

8. Diversão: Este é sem dúvida o principal objetivo do baby shower, por isso, pense em jogos bem divertidos para animar a festa. Existem vários jogos de entretenimento com a temática baby shower como pictionary, scrabel, adivinhar o significado dos nomes, quiz sobre nomes de bebés de celebridades, quiz sobre puericultura, dar dicas e desejos à grávida, votações para sexo e nome do bebé, bingo, entre outros. Porém, existem sempre outras possibilidades como o karaoke, música e ambiente, um mini-spa com manicure e pedicure, etc.

9. Presentes: O que não pode faltar também é um jogo para abrir os presentes que as convidadas levam, deverá também haver uma lista sobre o que os pais precisam e cada convidado leva um presente dessa lista, de forma a não haver repetições. Também podem haver pequenas lembranças para os convidados levarem do Baby Shower.

10. Fotografias e vídeo: Como último passo não se esqueçam de ter uma máquina fotográfica sempre à mão, e se possível vídeo, para ir capturando imagens de toda a festa para mais tarde recordar.