Dicas e conselhos sobre Segurança Infantil

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, apresenta dicas e conselhos úteis às futuras mamãs e papás no que se refere à prevenção de acidentes infantis, no sentido de reforçar a segurança entre os mais novos

As crianças, em especial os bebés, são seres muito frágeis e com reflexos mais lentos que os dos adultos, pelo que é importante reforçar a atenção e os cuidados a ter quando se cuida deles. Por outro lado, o seu desenvolvimento cerebral acontece à medida que crescem, pelo que na fase inicial da sua vida ainda não compreendem o que é o perigo.

Seguindo estas premissas, a Bebé Vida sugere abaixo diversas dicas e conselhos, de forma a alertar os pais para os diversos perigos à sua volta e ajudá-los a melhor protegerem os seus filhos:

1. Proteger as escadas
No caso de ter escadas em casa, deve colocar barreiras e proteções em todos os acessos às escadas e não esquecer de os deixar fechados, cada vez que passa.

2. Portas e Janelas
As crianças são, em geral, muito curiosas, pelo que é importante deixar as portas e janelas bem fechadas, sendo aconselhável instalar um fecho de segurança que impeça as crianças de as abrir.

3. Automóveis
Quando transportar bebés ou crianças nos automóveis, deve ter em atenção que estes se devem sentar numa cadeira própria, adaptada ao peso e à idade. Para além disso, o lugar preferencial é no assento traseiro, e as cadeiras de segurança devem estar viradas ao contrário e serem presas pelo cinto, até que a criança atinja cerca de 13kg.

4. Móveis
Tenha em atenção os móveis que decoram a sua casa, pois as crianças gostam de os escalar, podendo originar quedas. Assim, adquira móveis seguros e com pontas redondas e evite móveis com rodas ou de vidro que podem partir-se e cortar os mais pequenos.

5. Brinquedos
As futuras mamãs devem evitar peluches para enfeitar os berços, pois as crianças podem asfixiar-se com os mesmos. Cuidado também com brinquedos muito pequenos, estes não são aconselháveis a bebés com idade inferior a três anos, pois eles podem engoli-los, havendo também o perigo de asfixia. Além disso, ensine-os desde pequenos a arrumar os brinquedos, pois se ficarem espalhados pelo chão, também podem constituir um perigo e conduzir a quedas ou cortes.

6. Casas-de-Banho
Nunca deixe uma criança pequena sozinha neste local. Existem muitos perigos que podem ser evitados. Quando lavar o seu filho na banheira, vire-o para a torneira, de forma a evitar que este bata com a cabeça na mesma. Também deve colocar um tapete antiderrapante no fundo da banheira e um protetor insuflável nas torneiras, para além de verificar sempre a temperatura da água, para não queimar a criança.

Sobre a BEBÉ VIDA
Fundado em 2004 e 100% português, o Banco de Tecidos e Células Bebé Vida é o maior Banco de criopreservação de Portugal com cerca de 2500m2, construído de raiz a pensar nos diferentes serviços na área de criopreservação. Licenciado pelo Ministério da Saúde e eleito PME Líder 2010/2011/2012/2013/2014, disponibiliza o serviço de criopreservação de células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical de recém-nascidos.

Para mais informações, consulte www.bebevida.pt ou www.facebook.com/paginabebevida.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários