Viajar e brincar na neve

Dicas para umas férias brancas em segurança.

Para fazer face aos acidentes mais comuns das viagens familiares à neve, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil - APSI recomenda algumas medidas a tomar.

Uma viagem à neve deve ser planeada com antecedência, para que toda a família possa usufruir de uns dias de descanso e diversão. É também importante não esquecer que as brincadeiras na neve envolvem alguns riscos; por isso, tome nota de algumas regras que podem fazer toda a diferença:
 
1 - Todos os passageiros deverão utilizar, em todas as viagens, cinto de segurança corretamente colocado e as crianças uma cadeirinha adequada à sua idade, tamanho e peso.
 
2 – Não transporte bagagem e objetos soltos dentro do habitáculo do veículo, para que não possam ser projetados sobre os passageiros, em caso de acidente ou numa travagem.
 
3 - Leve sempre no automóvel água, alimentos, roupas quentes e mantas. Nas viagens longas programe paragens frequentes para que crianças e adultos possam descansar e alimentar-se. Nunca dê alimentos às crianças com o carro em movimento, pois poderão engasgar-se. Prepare alguns jogos que ajudem a passar o tempo.
 
4 – Escolha uma estância de desportos de inverno com boas condições para crianças e informe-se sobre os serviços de busca e salvamento. Certifique-se das condições do seu seguro (especialmente de assistência médica e repatriamento).
 
5 - Deve começar a preparar-se fisicamente com alguns meses de antecedência, para evitar lesões.
 
6 - Cumpra todas as regras e indicações de segurança. Se forem as primeiras férias da família na neve é imprescindível que todos frequentem aulas de ski ou outros desportos que queiram praticar.
 
7 - As crianças deverão utilizar roupa que mantenha o corpo quente e seco e equipamentos adequados ao seu tamanho. Ensine-as a pararem os skis. Só deverá deixá-las andar sozinhas quando souberem fazê-lo bem.
 
8 - É importante que todos utilizem um capacete para ski.
 
9 - Para brincar na neve com trenós e tobogans, escolha um declive que não seja demasiado íngreme e que termine numa extensa zona plana, longe da estrada, de lagos, linhas de árvores, barreiras ou muros. Evite que desçam de cabeça.
 
12 – Adultos e crianças devem usar sempre protetor solar, com fator de proteção elevado. O sol, mesmo encoberto, pode provocar queimaduras graves. Também é aconselhável usar óculos de sol.
 
13 – Esteja  atento às condições atmosféricas. Nas montanhas, o tempo muda repentinamente.
Nas atividades desportivas e de lazer as crianças mais crescidas e os adolescentes correm maiores riscos. Gerir a sua segurança é mais difícil, por isso, os pais devem ajudá-las a compreender os riscos que determinadas atividades envolvem e a adotarem, desde cedo, hábitos seguros

APSI

artigo do parceiro:

Comentários