Ver filmes em DVD no carro faz mal à vista?

Um oftalmologista responde

Há cada vez mais pais que usam leitores de DVD nos carros para distrair os filhos nas viagens de maior duração.

Mas o facto das crianças chegarem a passar quatro horas a olhar para o encosto da cabeça das traseiras do banco da frente é ou não prejudicial para a sua visão?

Usar este tipo de aparelhos em veículos em movimento pode ser perigoso? O oftalmologista Luís Gouveia Andrade esclarece esta e outras dúvidas.

«Não está demonstrado que a leitura em movimento possa causar estrabismo ou agravar uma miopia, um astigmatismo ou uma hipermetropia. O único senão de ler ou ver um filme no carro será a sua filha poder
cansar-se mais fácil e rapidamente, uma vez que o ponto de fixação vai sendo constantemente ajustado em função das oscilações causadas pelo movimento», sublinha.

«Esses movimentos obrigam a um permanente esforço muscular para manter os olhos centrados nas palavras e imagens e forçam as lentes dos olhos que focam as imagens a um movimento contínuo. Estes acontecimentos geram cansaço visual e, potencialmente, dores de cabeça mas não prejudicam a visão», acrescenta ainda o especialista.

«Uma sugestão útil é fazer pausas regulares nessa atividade no carro, durante as quais se fecham os olhos ou se aprecia a paisagem», recomenda o oftalmologista.

artigo do parceiro:

Comentários