Uma criança de 6 anos deve praticar exercício físico todos os dias?

Há pais que acham que sim! Ana Serrão Neto, médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, responde à pergunta.

A prática de exercício físico estimula o crescimento físico, desenvolve capacidades motoras e promove a socialização. Benefícios que levam muitos pais a incentivar os filhos a fazer desporto todos os dias, inscrevendo-os em atividades e modalidades que nem sempre são do seu agrado. Mas será que fazem bem? «O período entre os 6 e os 12 anos é o mais sensível  para o treino das capacidades de coordenação de movimentos», afirma Ana Serrão Neto, médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas.

«As crianças devem realizar diariamente pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, onde se incluem os recreios, os jogos e as brincadeiras», defende a especialista, que prefere não apontar exemplos. «Não existe uma atividade desportiva que seja considerada mais adequada. Devemos, sim, respeitar a individualidade das crianças e encorajar a participação em atividades desportivas de que gostem», diz.

«Por outro lado, é importante incentivar esta prática, pois a falta de hábitos desportivos nos jovens está associada a sedentarismo no adulto, diretamente relacionado com excesso de peso e doenças», acrescenta ainda a especialista. Veja também o que pode fazer para ensinar o seu filho a gostar de desporto e, se o seu filho faz natação, saiba quais são as seis recomendações a ter em conta para prevenir acidentes na água.

artigo do parceiro:

Comentários