Tudo o que precisa saber sobre cadeiras I-size

Afinal que cadeira auto deve comprar? Conheça as regras da norma i-Size que está em vigor desde julho de 2013 e escolha o melhor modelo.

I-Size é uma norma europeia de segurança das cadeiras auto que entrou em vigor em julho de 2013. Integra o regulamento R129 e aplica-se às novas cadeiras auto para bebés e crianças até aproximadamente os 4 anos de idade. O I-Size foi desenvolvido utilizando a mais recente investigação em segurança infantil nos automóveis. Segundo a UNICEF todos os anos morrem no mundo 250.000 crianças e adolescentes por acidente rodoviário, e cerca de 10 milhões sofrem lesões graves. Em Portugal, a APSI diz que 14% das crianças entre os 0 e os 12 anos viajam sem qualquer protecção e apenas metade das famílias que transportam as suas crianças com sistemas de retenção o fazem de forma correta. O objetivo desta nova norma é melhorar a segurança e a facilidade do uso das cadeiras. A inclusão do teste de colisão lateral vai reduzir o número de lesões neste tipo de embates. Mas esta é uma norma que tem criado muita confusão na cabeça dos pais e por isso ajudamos a desmistificar todas as questões:

O que torna o I-Size mais seguro?
- As crianças têm uma maior proteção da cabeça e do pescoço.

- Os bebés e as crianças pequenas até aos 15 meses de idade devem viajar em cadeiras auto na posição de costas para a estrada. Até julho de 2013, os bebés podiam ser transportados de frente para a estrada entre os 9 e os 12 meses de idade. Com este novo regulamento é obrigatório a permanência das crianças na posição de costas para a estrada até pelo menos os 15 meses de idade. Saiba que manter o bebé virado para trás até aos 15 meses vai aumentar a protecção da cabeça e do pescoço, sabe-se que esta posição é 5 vezes mais segura do que viajar para a frente.

- A escolha da cadeira auto baseia-se na altura e não no peso

- Maior proteção da criança em caso de impacto lateral.

- Será difícil instalar incorretamente uma cadeira auto I-Size, uma vez que não necessita de passar com um cinto de segurança para a instalar. As cadeiras auto I-Size simplesmente encaixam nos pontos de ancoragem ISOFIX do seu automóvel, e são compatíveis com a grande maioria dos carros com ISOFIX.- Como pode escolher a sua cadeira auto I-Size baseada na altura e não no peso, a sua criança pode permanecer na cadeira por um período de tempo mais longo.

Saiba mais: Cadeiras de criança para o carro

Comentários