Tenha cuidado com o sol

Independentemente da estação do ano, os raios solares podem ser um verdadeiro risco para a saúde de todos nós. No entanto, os mais pequenos exigem cuidados redobrados e por isso, descubra algumas dicas essenciais para proteger os seus filhos.

É verdade que o sol tem inúmeros benefícios para a nossa saúde: para além da indispensável vitamina D, é um ótimo antidepressivo e melhora a qualidade do nosso sono. No entanto, também pode ser algo bastante perigoso especialmente para os mais pequenos, cujo organismo ainda está em desenvolvimento. Por isso, siga estes conselhos para manter os seus filhos protegidos, particularmente durante os meses de verão.

- Nunca se esqueça do protetor solar, até mesmo no inverno. Escolha um produto que tenha,no mínimo, fator 30 e proteção UVA (envelhecimento da pele e cancro) /UVB (queimaduras). Durante o verão deve reaplicá-lo com frequência, tendo em atenção à zona    da cara, pescoço, orelhas, pés e lábios.

- Em termos de vestuário, aposte em roupa fresca e leve, preferencialmente de linho ou algodão e nunca deixe o chapéu ou boné em casa.

- Os óculos de sol são indispensáveis para proteger os olhos dos raios UVA e UVB. Existem algumas marcas, como a Chicco, que têm modelos de qualidade com um design que os mais pequenos adoram.

- Durante os meses mais quentes deve evitar expo-los ao sol durante as 12h e as 16h. No resto do dia tente, sempre que possível, mantê-los à sombra.

- A hidratação é muito importante. Para além de terem de beber muita água, garanta que tomam um banho depois da exposição ao sol e aplique-lhes creme hidratante.

Apesar destas dicas o poderem ajudar a evitar a maior parte dos problemas causados pelo sol, deve ter em atenção alguns casos específicos como as crianças ruivas, as peles mais claras e os bebés até aos 6 meses, cuja exposição solar é pouco recomendada. Nunca baixe a sua guarda, mesmo nos dias mais cinzento, pois até com o tempo nublado os acidentes podem acontecer.

artigo do parceiro:

Comentários