Sarcoma

O cancro explicado às crianças, através de uma linguagem simples e acessível

O Sarcoma é um tipo de cancro que se desenvolve nas chamadas partes moles do corpo, isto é, afecta principalmente os músculos, os tecidos gordos e as articulações.

Os músculos são os tecidos do corpo que permitem realizar movimentos, como andar e levantar os braços e as pernas. Esses tecidos são como “super-elásticos” que te dão agilidade.

Assim como os músculos, as articulações são muito importantes para os movimentos do corpo pois são as ligações existentes entre os ossos que formam a estrutura do teu corpo e que te permitem movimentar, andar de bicicleta e correr com os teus amigos.
Os tecidos gordos, por sua vez, conseguem juntar muita energia para alimentar o corpo e deixam-te com muito boa disposição.
Quando surgem essas células doentes poderás sentir algumas dores e inchaço na zona afectada, que pode ser qualquer parte do corpo onde existam aqueles tecidos, por exemplo pernas e braços. A pele próxima à região atacada pode ainda ficar vermelha e mais quente do que o normal.

Os Sarcomas das Partes Moles são tumores mais raros e ocorrem habitualmente em crianças e adolescentes com idades inferiores a 15 anos. Este tipo de tumor tem origem no músculo, tecido fibroso, cartilagem, osso e gordura, sendo que em idade pediátrica, a cabeça, o pescoço, a área genital, tronco, braços e pés são as regiões do corpo em que os sarcomas são mais frequentes.

Entre os tipos de sarcoma mais comuns entre as crianças e jovens em idade pediátrica salientam-se:
• Sarcomas de Ewings - ocorrem em qualquer parte do organismo, afectando no seu conjunto e em proporções variáveis osso e músculo, podendo ainda surgir nos ossos da pélvis, fémures e tíbias e em relação com a grelha costal e coluna vertebral;

• Rabdomiosarcoma - surge na musculatura esquelética com qualquer localização, podendo metastizar-se (disseminar-se à distância) para outras partes do corpo;

• Sarcoma Sinovial - é raro e ocorre, habitualmente, em jovens com idades superiores a 15 anos, envolvendo sobretudo as articulações nos membros inferiores;

• Neurofibrosarcoma - envolve os nervos periféricos;

• Osteossarcoma - tumor que afecta os ossos, nomeadamente, o úmero, tíbia e fémur distal, podendo afectar outros ossos e atingir os pulmões.

Os sinais e Sinais e Sintomas dos Sarcomas podem ser:
• Desenvolvimento de massa e tumefacção numa região específica do corpo, dependendo do tipo de sarcoma;

• Dor localizada;

• Sinais inflamatórios cutâneos.

Conteúdo retirado do portal PIPOP (www.pipop.info), um projecto da Fundação Rui Osório de Castro (www.froc.pt)

artigo do parceiro:

Comentários