Regras para um sono melhor

Dicas úteis para ajudar o seu filho a dormir tranquilamente

Um noite de sono traquilo é essencial para o desenvolvimento e saúde de qualquer bebé ou criança.

 

Para que possa ajudar o seu filho nesta tarefa, apresentamos-lhe seis conselhos adaptados do livro «1333 Perguntas para fazer ao seu peditra», da autoria de Mário Cordeiro:

 

1. Entre os quatro e os seis meses de idade, mude o bebé para o quarto próprio. Desta forma, ajuda-o a sentir-se mais velho e a acordar menos durante a noite do que ao lado dos pais.

 

2. Adote uma rotina diária, nomeadamente, vestir o pijama e lavar os dentes, e comece-a meia hora antes da criança se deitar. Ao despedir-se, diga sempre o mesmo («dorme bem», por exemplo) e use essa mesma frase a meio da noite, no caso da criança acordar.

 

3. Mantenha a calma perante as birras noturnas, não deve deixar transparecer o seu desespero.

 

4. Depois de deitar a criança, não fique demasiado tempo com ela, pois dificulta a separação. A história para adormecer deve ser contada antes de estar na cama ou logo quando se deita.

 

5. Evite que o seu filho durma na sua ama. Caso ele chore, tente acalmá-lo e dar-lhe segurança. Se não resultar, é preferível levantar-se da sua cama mais vezes ao longo da noite, mesmo que custe. A longo prazo, compensa.

 

6. Se ele acorda demasiado cedo, perturbando o seu descanso, experimente encurtar a sesta da tarde e arrastar a hora de deitar.

artigo do parceiro:

Comentários