Regras para brincar com os seus filhos

Siga-as e torne os momentos em família ainda mais especiais

Num mundo que corre contra o tempo, é difícil para os pais acompanharem o crescimento dos filhos.

 

Mas sabia que bastam quinze minutos com o seu filho para ele crescer de forma saudável e equilibrada?

 

Quinze minutos por dia ou, quando ele for mais crescido, quinze minutos por semana, são o suficiente para criar uma relação de qualidade com o seu filho, que lhe vai permitir o desenvolvimento saudável e seguro do cérebro e da personalidade. «15 Minutos com o seu Filho» é uma obra da autoria do psicólogo clínico e professor universitário Joaquim Quintino Aires.

 

Neste livro, o autor ensina uma série de técnicas e de preceitos simples para que possa realizar esse trabalho com o seu filho, e a única condição que se exige são quinze minutos de dedicação total. Além disso, aproveitando a sua experiência nas consultas, o autor conta-nos histórias reais que usa para desmistificar mitos e apresentar soluções para problemas concretos.

 

Revelamos-lhe agora cinco regras para brincar com os seus filhos indicadas pelo autor do livro:

 

1. Deixe que seja o seu filho a iniciar uma brincadeira ou uma história e junte-se a ele durante esse momento, desfrutando do tempo com ele.

 

2. Tente compreender e responder ao que ele está a brincar ou a dizer sem fazer muitas perguntas. Se o fizer, pode retirar a espontaneidade à brincadeira.

 

3. Continue dentro do mesmo guião que ele está a criar, não imponha a sua própria história, de forma a promover o desenvolvimento da personalidade da criança e a subjetividade.

 

4. Pode acrescentar partes da história desde que não altere o sentido inicial inventado pela criança e estimule-a a expressar-se. 

 

5. Se ele alterar o guião, acompanhe-o, mudando também as suas personagens, seguindo sempre o chefe da brincadeira, mesmo que não encontre uma lógica na história.

artigo do parceiro:

Comentários