As precauções a ter com os passageiros em ponto pequeno

Vai enviar o seu filho a passar férias com familiares? Veja os conselhos fundamentais para pais que têm crianças menores que vão viajar sozinhas

Little boy going on vacations trip with suitcase at airport

O seu filho vai viajar sozinho? Então há uma série de precauções a ter. Tome nota das dicas que se seguem para uma viagem segura e tranquila. Quando chega a hora de organizar uma viagem para outro país, as preocupações são muitas, principalmente quando o viajante é o seu filho. Por isso, com a ajuda da pediatra Helena Carreiro, preparámos um guia de viagem que o vai ajudar a desempenhar esta tarefa com sucesso, sem grandes sobressaltos:

- Documentos

A criança deverá possuir um passaporte, bilhete de identidade ou cartão de cidadão válido. A cédula de nascimento não pode ser usada para este efeito.

- Autorização

Para que um menor não acompanhado entre ou saia do país é necessária uma autorização de um dos progenitores ou de quem exerce o poder paternal. O documento deve ser escrito, datado, conter a assinatura legalmente certificada e conferir poderes de acompanhamento a terceiros, devidamente identificados.

- Saúde

Dependendo do destino, solicite o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) para que a criança possa ter acesso aos cuidados de saúde que possam vir a ser necessários.

- Viagem

Ao efetuar a reserva, escolha o menu mais adequado para a criança. As companhias prevêem actividades para distrair estes passageiros no voo. De qualquer modo, incentive o seu filho a levar objetos para se entreter (livro, jogo, tablet ou leitor de música) e pastilhas elásticas ou rebuçados para atenuar o mal-estar nos ouvidos antes de aterrar.

- Aeroporto

No dia da partida, os pais devem acompanhar o menor no processo de check-in e formalidades e permanecer no aeroporto até à descolagem do voo. À chegada, o menor deverá ter alguém à sua espera que tenha sido autorizado pelos pais e que esteja devidamente identificado.

Texto: Helena Carreiro (pediatra)

artigo do parceiro:

Comentários