O seu filho leva telemóvel para a escola? Regras para usá-lo corretamente

Cada vez mais cedo, as crianças andam com telemóvel. É importante que elas saibam as regras para o uso correto do telemóvel na escola

Dentro de casa, é fácil controlar o uso do telemóvel. Mas na escola, os pais deixam de ter o controlo. Para que tudo corra da melhor maneira, transmita aos seus filhos estas regras que podem ajudá-lo a usar o telemóvel da forma mais correta e assim evitar problemas.

1. Respeitar as regras da escola quanto ao uso do telemóvel
Há escolas que proibem totalmente o uso do telemóvel, outras que permitem que os alunos usem o telefone nos intervalos e fora das aulas.
É importante que o seu filho saiba qual a regra para o uso do telemóvel na sua escola e que a respeite. Caso contrário, poderá colocar em causa o uso do mesmo pelos outros colegas.

2. Atender o telefone quando é a mãe ou o pai
Deve instruir o seu filho a atender o telefone quando a chamada vem do pai ou da mãe, pois pode ser algo importante. Não atender vai deixar os pais ansiosos e preocupados. Por outro lado, os pais também devem ter em conta os horários das aulas e evitar ligar quando eles estão dentro da sala de aula.

3. Pedir permissão para downloads
É importante que o seu filho saiba que deve pedir autorização antes de descarregar uma aplicação. Podem descarregar uma aplicação com custos, sem saberem, e que será cobrada na conta dos pais. Deve alertar o seu filho para este facto.

4. Não se gabar de ter um telemóvel
Um telemóvel é um privilégio e um aparelho caro. É bom tê-lo mas a criança não se deve gabar disso perante os outros miúdos. Além de que dar muito nas vistas pode levar a furtos.

5. Respeitar a privacidade dos outros
Ter um telemóvel não implica que a criança possa tirar fotos, fazer vídeos ou enviar mensagens que possam ser consideradas ofensivas para os outros colegas. Ensine-lhes que devem perguntar primeiro se podem tirar uma foto.
Pensar antes de enviar uma mensagem que eventualmente possa aborrecer os outros. Essencialmente, respeitar a privacidade dos colegas.

Por último, um conselho também para os pais: evite enviar mensagens de texto ao seu filho enquanto ele está na escola (a não ser que seja algo realmente importante). Eles precisam de ganhar independência e autonomia.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários