Nunca é demais lembrar que pequenas repetições dão origem a hábitos que, enraizados, serão mais difíceis de contornar. O mesmo se passa com a timidez, onde a mesma é criada pelos pais (a maioria das vezes), mesmo que involuntariamente e inconscientemente. É necessário estar alerta para as causas e tentar contornar as mesmas, para que a criança não limite a sua aprendizagem nem as suas relações interpessoais. A timidez irá impor-se e a criança irá brincar menos, treinar pouco a sua tolerância à frustração, perder oportunidades na vida porque não consegue expor o que sente e pensa, enfim... o prejuízo é grande! Fique a conhecer as causas e o comportamento a adotar para contornar a timidez.

Causas
- Ignorar os talentos naturais da criança e dar preferência e referência aos outros e aos que são mais hábeis;
- Definir a beleza como sendo uma obrigação irá, inevitavelmente, fazer com que a criança se compare aos outros e se houver impossibilidade de imitação irá sentir-se mal e rejeitada;
- Fazer comentários embaraçosos em frente aos outros acerca de coisas do dia a dia (gostos, vestuário, etc) faz com que a criança passe a ter dificuldade de se expressar, de se apresentar publicamente, ficando mesmo a achar que é diferente dos outros;
- Esconder, ignorar, suavizar as limitações e falhas e passar o tempo todo a elogiar por qualquer motivo, não é sinónimo de apoio. No futuro, longe do seu meio seguro, a criança quando for exposta sentir-se-á humilhada e sem saber como agir porque não compreende os motivos;
- Menosprezar opiniões é algo que vai tornar uma criança insegura e de pé atrás na altura que tiver de comentar alguma coisa. É óbvio que uma criança ainda não tem discernimento suficiente para determinados assuntos, mas deverá ouvir e não tratar com indiferença o que ela tem a dizer;
- Comparar com as outras crianças, do tipo “Podias ser como...” : atributos físicos, habilidades, etc...;
- Revelar em frente aos outros situações ou manias que possam embaraçar, ainda para mais se nota que a criança tenta esconder ou tem vergonha;
- Obrigar a ser mais irreverente ou diferente daquele que é o seu comportamento e maneira de ser. Só vai estar a incutir a ideia de que a criança está errada e que é rejeitada por ser assim;
- Repreender a toda a hora porque não brincou como devia ou outros ou porque está a atrapalhar fará com que a criança pense que para ter aprovação deve ser submissa;
- Passar o tempo todo a dizer que tem de ficar quieta.

Como agir
- Deixar de fazer alguns dos itens acima. A maior parte deles até podem ser tidos como brincadeiras por parte dos pais, mas o que é certo é que a visão da criança não será essa;
- Incentivar a criança a cumprimentar os conhecidos, mas não o faça como se fosse obrigação nem fique chateado se ela não quiser. A mudança não é feita de um dia para outro e é necessário a paciência dos pais;
- Motivar a força de vontade, isto é, mais do que elogiar a inteligência ou atributos, está a força de vontade. Basicamente isto irá incentivar a que a criança tente sempre e não se incomode com as consequências, até porque será sempre mais fácil ela aprender, quando errar, o que não deve fazer no futuro;
- Estimular a sua participação, mesmo que a criança não esteja ou sinta à vontade. Num grupo, por exemplo, diga-lhe que pode ficar com ela até vir que já está mais à vontade;
- Organizar serões em família onde as atividades insiram a criança e onde esta tenha um papel muito participativo;
- Demonstrar interesse genuíno pelas atividades que a criança teve durante o dia e histórias que queira partilhar, bem como elogiar se for o caso de forma natural;
- Permitir que a criança convide os seus amigos a visitarem a sua casa e que frequente a dos amigos ou insistir para que o faça fazendo a ressalva que pode ter ideias de brincadeiras, mas ter consciência que as mesmas podem não ser utilizadas.