O que fazer quando as crianças têm dificuldades em adormecer

Por eles, só iam para a cama quando já não aguentassem mais e muitos só lá vão depois de obrigados. Saiba o que deve fazer para os levar a deitar-se mais cedo

«O meu filho de 6 anos tem dificuldades em adormecer», lamenta Paula Costa, mãe de Rodrigo. Por muito que se esforce, o filho nunca quer ir para a cama e quando finalmente consegue que ele o faça, muitas vezes contrariado, depara-se depois com outro problema, insónias e falta de sono. Uma queixa a que Ana Serrão Neto, médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa, está habituada.

«Por volta dos seis anos de idade, é comum as crianças terem pesadelos. Sonham com ladrões e com monstros, entre outros», começa por dizer. «O medo assume um papel relevante ao ponto de a criança ter medo de circular na sua própria casa à noite. As crianças não narram espontaneamente os seus pesadelos, mas é importante os pais terem a noção desta fase onírica dos filhos», esclarece.

«As seguintes estratégias são úteis. Conversar com os filhos sobre os sonhos, evitar jogos de computador antes de dormir, evidenciar a segurança da casa mostrando que fecham as portas e as janelas, adormecer a criança na sua própria cama, contar uma história, cantar uma canção de embalar e dar um beijo de boa noite.Resumindo, as crianças adormecerão melhor se estiverem relaxadas e com sensação de segurança», afiança a especialista.

artigo do parceiro:

Comentários