Manchas nos dentes das crianças

O que fazer para as evitar

Há muitos pais que a negligenciam, não incutindo esses hábitos nas crianças, mas a higiene oral dos seus filhos é, de certo, um dos assuntos que o preocupa.


É essencial passar-lhes a mensagem da importância de lavar os dentes, desde a mais tenra idade, para evitar problemas no futuro.

Contudo, existem certos casos que podem não estar diretamente relacionados com a higiene oral e que surgem por diversos fatores, como é o caso das manchas nos dentes. Miguel Stanley, médico dentista, esclarece as dúvidas de Paulo Soares, um pai preocupado com a saúde dentária da sua criança.

«Tenho um filho com quatro anos e, apesar de lhe fazer a higiene oral duas vezes por dia desde muito cedo, tem pequenas manchas negras nos dentes que têm aumentado ao longo do tempo. É uma criança que quase não come doces», sublinha o técnico de informática.

«Fui com ele, pela primeira vez, ao dentista há cerca de três meses, onde lhe fizeram uma limpeza profunda e os dentes ficaram muito bons. No entanto, as manchas já começaram a surgir novamente», lamenta o pai de Rui Valentim. «Falaram-me numa bactéria existente na composição da saliva que pode provocar esta situação. Existe algum tratamento para resolver este problema?», questiona Paulo Soares.

De acordo com Miguel Stanley, «as referidas manchas negras podem ter várias causas. Só após uma observação mais detalhada é que se poderá elaborar um diagnóstico. No entanto, existem várias situações que poderão estar na origem do caso do seu filho, como por exemplo, acumulação de tártaro ou pigmentação».

«Frequentemente, em crianças com a idade do seu filho, existem casos de pigmentação das superfícies dentárias provenientes dos produtos do metabolismo de uma bactéria que faz parte da flora comensal da cavidade oral e que é normalmente chamada linha negra, explica ainda o dentista dos famosos.

«Se for esse o caso, não é necessário recorrer a medicação, devendo no entanto fazer uma boa higiene oral e visitar o médico dentista para fazer limpeza e controlo», esclarece ainda o especialista.

artigo do parceiro:

Comentários