Escrita criativa para crianças, o despertar do potencial interno e o sucesso na escola

A escrita criativa pode ser utilizada para entretenimento ou aprendizagem ajudando assim o aluno a interiorizar os conceitos mais rápida e facilmente

Escrita criativa é uma disciplina que existe para adultos e crianças. Em ambos os casos oferece desenvolvimento do potencial interno ao nível criativo e dos dons que cada um tem por nascimento. Ensina os motivos e benefícios que a escrita oferece, como comunicar bem e nos 2 sentidos, ou seja, o que escreve exprime-se de modo que se entenda e o que lê, entende perfeitamente a mensagem. São momentos de ensino e aprendizagem de Português e de apoio escolar num modelo sério e divertido.

A escrita criativa pode ser utilizada para entretenimento ou aprendizagem ajudando assim o aluno a interiorizar os conceitos mais rápida e facilmente. Outro dos aspectos igualmente importante é o trabalho ao nível das emoções uma vez que através desta técnica é possível ajudar a criança a exteriorizar os sentimentos que verbalmente não consegue exteriorizar ajudando-a assim a entender-se mais e melhor assim como a todos que a rodeiam. Uma vez colocadas em palavras as emoções ganham outra leveza e podem até desaparecer se não forem positivas.

É possível escolher um conjunto bastante alargado de temáticas que servem de apoio à estas aulas, como por exemplo, a família, o reino animal e seus benefícios no mundo da criança, o reino vegetal, os afetos, a criatividade, as disciplinas extra curriculares em especial o teatro, entre outras. Com este trabalho alargamos o universo cultural da criança, ajudamos a trabalhar positivamente as suas crenças e emoções, desenvolvemos a capacidade de escrita, desenho e pintura como meio de expressão e exteriorização do seu Ser e servimos como incentivo para desenvolver e promover a capacidade e aproveitamento na disciplina de Português (este último para idades que frequentam esta disciplina).

Com esta técnica a criança aprende bastante sobre emoções, positivas e como as usar na grande maioria dos casos, aprendendo que crianças alegres tem sempre melhores opções e resolvem tudo mais facilmente, bem como as emoções negativas, para que aprendam a ajudar os colegas quando algo acontece. Aprender a estar em grupo e em empatia ajuda cada um individualmente e todos em geral proporcionando um crescimento para simpático e eficaz.

Momentos alegres a contar histórias, usar palavras fora do comum, entender as emoções associadas, usar metáforas, jogar, fazer mini-teatro, entreter os demais, exteriorizar sentimentos e emoções, desenvolver a verbalização, resolver bloqueios, cultivar a auto estima, brincar e aprender, descobrir dons e socializar são alguns dos pontos fortes destas aulas, Escrita Criativa.

As aulas ocorrem em ambiente de:
1-paz, tranquilidade, música ambiente
2- exercícios de aprendizagem e lúdicos
3-partilha de grupo
4-avaliação individual

Os exercícios possíveis e em termos práticos são:
1-escrever uma peça de teatro, com mínimo de duas personagens, que transmita uma ideia muito importante que a criança considera relevante na vida do planeta terra e de sua família (animais incluídos). Este exercício é adequado para crianças com sete ou mais anos de idade.

2-escrever uma noticia curta que revele uma demonstração de afeto com impacto na família da criança, mas que sirva também de exemplo em outras famílias. Este exercício é adequado para crianças ente os cinco e os sete anos. Pode haver e orientação ajuda do professor.

3-colorir um desenho. o desenho é entregue a criança pre-desenhado e deve refletir amor pela natureza. Do desenho faz parte uma frase curta e demonstrativa do tema e as letras devem estar abertas em escrita de impressa para poderem ser pintadas. Este exercício é adequado para crianças dos dois aos cinco anos.

Isabel Leal - Persica Autora
(00351)96 377 89 63

http://alegrianainfancia.wixsite.com/index

artigo do parceiro: Isabel Leal

Comentários